Médicos do HGO debateram o futuro da profissão

Médicos do HGO debateram o futuro da profissão

O ciclo de debates O MÉDICO DO FUTURO – Cenários para 2040 em unidades de saúde do Sul do país contou com mais uma sessão, no dia 31 de março, no Hospital Garcia de Orta (HGO), na qual esteve presente o Presidente do Conselho Regional do Sul (CRS), que manifestou a esperança de a iniciativa permitir “refletir sobre o futuro da Medicina”.

A sessão, que decorreu no Centro de Desenvolvimento da Criança do HGO, teve início com a exibição de um vídeo produzido sobre o tema condutor da iniciativa, que resultou de um trabalho de grupo desenvolvido por jovens médicos, em workshops e com base em entrevistas, que levou à identificação de três cenários possíveis para o trabalho médico em 2040, cujas características “já se verificam na atualidade”, segundo referiu o Presidente do CRS.

Para Paulo Simões, o debate entre os presentes na sessão acerca das conclusões que constam no vídeo é importante, na medida em que permite ouvir os médicos e ter a perceção “do que está a acontecer, de modo a prevenir o futuro e perceber qual é o caminho” que deve ser percorrido: “Um pequeno desvio pode fazer toda a diferença”, disse.

No entanto, Paulo Simões explicou que existe ainda a possibilidade de em 2040 a profissão médica não se identificar com “nada do que está a ser projetado neste momento”, dada a dificuldade de prever o futuro e a “progressão exponencial” das tecnologias, que terá “um reflexo na atividade” dos médicos.

O dirigente partilhou, ainda, com os presentes, a sua perspetiva: “A minha visão do futuro é uma Medicina mais preventiva, social e transversal. Temos um problema de hospitalocentrismo, que tem de ser atenuado. É muito difícil desmontar as estruturas existentes e construí-las de forma diferente. Neste momento, a porta de entrada do sistema é os serviços de Urgência, há percursos que têm de começar a ser feitos para termos outras alternativas”.

O ciclo de debates irá prosseguir no próximo dia 3 de abril no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, enquanto a sessão no Hospital de São José decorrerá no dia 4 de abril.

31 de março de 2025

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo