Nenhuma farmácia aumentou venda de genéricos em 2015

Nenhuma farmácia aumentou venda de genéricos em 2015

Portaria publicada há dois anos previa pagamento extra a quem aumentasse vendas destes medicamentos. Agora, o Ministério vai promover campanhas para relançar o setor.

 

No ano passado, nenhuma farmácia recebeu incentivos financeiros por ter conseguido aumentara venda de medicamentos genéricos. A portaria que previa um pagamento extra às farmácias que o conseguissem esteve em vigor durante um ano – de junho de 2014 a junho de 2015 – e tinha como objetivo que a quota de genéricos subisse de 47% para 50%, o que ficou longe de ser conseguido.

O mercado deste tipo de remédios estagnou no ano passado e a portaria não foi renovada. O Ministério da Saúde tenciona agora relançar a venda de genéricos, apostando em ações junto de médicos, farmácias e utentes. Estão a decorrer negociações com as farmácias para novas soluções no setor.

Segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), enviados ao DN, o total de incentivos pagos às farmácias foi de 477 mil euros. A portaria estabelecia que para receberem este valor extra, as farmácias tinham de aumentar a "quota acumulada dos dois últimos semestres civis, face à quota acumulada no período homólogo". Nos últimos seis meses de2014 menos de metade das farmácias conseguiu fazê-lo, recebendo 477 mil euros. O mesmo não aconteceu nos primeiros seis meses de 2015, em que nenhuma farmácia recebeu qualquer valor.

 

Fonte: Diário de Notícias, 15 de Abril 2016

15 de abril de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo