Novos médicos prestaram Juramento de Hipócrates

Novos médicos prestaram Juramento de Hipócrates

A cerimónia começou com uma palestra da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos. Convidada pelo Conselho Regional do Sul para fazer a intervenção inicial, Ana Paula Martins dirigiu-se aos novos médicos sublinhando a importância da profissão médica no contexto da Saúde e pedindo-lhes também para não abandonarem o país e os portugueses.
Depois da palestra inicial, seguiu-se o momento em que foram entregues os prémios do Centro de Estudos Manuel Machado Macedo, um ato que tem feito parte da sessão desde há cinco anos a esta parte. Coube ao secretário deste Centro de Estudos, Luís Novais, coordenar a entrega dos prémios relativos a 2020 e a 2021 aos melhores estudantes das três escolas médicas do Sul do país, Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e Universidade do Algarve.
Os estudantes vencedores, que receberam os prémios das mãos dos diretores das três escolas médicas - Ana Sebastião, Jaime Branco e Isabel Palmeirim - foram Ana Catarina dos Anjos Bravo (2020) e Marta Reis Nunes dos Santos (2021), da Faculdade de Medicina de Lisboa, Gonçalo Cavaco Tardão (2020) e Isabel Alexandra da Silva dos Santos (2021), da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, e Isabel Malta Carvalho (2020) e Telma Sofia Esteves Machado (2021), da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas do Algarve.
A cerimónia de Juramento de Hipócrates propriamente dita começou com as intervenções do Presidente do CNMI, a que se seguiram as do Presidente do Conselho Regional do Sul, Alexandre Valentim Lourenço, e do Bastonário Miguel Guimarães.
Carlos Ribeiro, Bastonário da Ordem dos Médicos entre 1996 e 1999, que faleceu no sábado passado, foi recordado por Alexandre Valentim Lourenço, que foi seu aluno. No início da sua intervenção, o Presidente do CRS pediu a todos um minuto de silêncio pela morte de uma figura da Medicina que deu muito à Ordem e à Cardiologia portuguesa.
Miguel Guimarães, na sua intervenção, recordou também Carlos Ribeiro, saudou particularmente os ex-Bastonários presentes, António Gentil Martins e Germano de Sousa, e prometeu aos presentes que iria dar resposta à ministra da Saúde, por ter dito que Portugal precisava de médicos mais resilientes.
A cerimónia que se seguiu foi um momento de grande emoção, em que os jovens médicos verbalizaram os princípios de Hipócrates e que terminou com uma animação vídeo com as fotografias de todos os que prestaram juramento.
O programa da sessão de Juramento de Hipócrates de 2021 terminou com a atuação do Coro e Orquestra Médica de Lisboa.

24 de novembro de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo