Olímpicos médicos em livro e exposição

Olímpicos médicos em livro e exposição

O Conselho Regional do Sul promoveu, no dia 15 de maio, o lançamento do livro e abertura da exposição com o tema comum «Atletas Olímpicos Médicos», que homenageiam 18 personalidades que conciliaram o desporto ao mais alto nível, com participações em Jogos Olímpicos, com a carreira médica.

A obra, cuja produção resultou da parceria estabelecida entre o CRS e o Comité Olímpico de Portugal, foi apresentada numa sessão que decorreu no auditório da Ordem, em Lisboa, em que esteve presente o Bastonário, o Presidente do Conselho Regional, o Secretário de Estado do Desporto, o Vice-presidente do COP e o Secretário-geral da Comissão de Atletas Olímpicos, mas também alguns atletas homenageados.

Paulo Simões abriu a sessão referindo que foi concretizado “um grande desafio” com a criação de um livro que “reporta e reproduz” o trajeto de um conjunto de pessoas que “abraçou a dupla aposta de ser o melhor entre os melhores no desporto e na Medicina” em simultâneo, disse o dirigente da OM Sul.

Já o Bastonário recordou a importância da parceria estabelecida entre a Ordem e o Comité Olímpico, na medida em que possibilita traçar “um caminho mais sustentado e enquadrado para o futuro”, tendo manifestado, neste sentido, o seu desejo de esta colaboração ser “definitiva e aprimorada ao longo do tempo”.

Quanto ao livro, Carlos Cortes considerou estar perante um documento “absolutamente magnífico” que vai “ficar para a memória” e que realça os valores partilhados pelas duas áreas: “A dedicação, a entrega ao trabalho, o espírito humanista e a paixão”, apontou.

Por sua vez, o Secretário de Estado do Desporto, que apoiou esta ideia, confessou ser com “uma honra enorme” que se juntou à iniciativa, para “enaltecer o exemplo, o esforço, o compromisso e a resiliência” dos atletas olímpicos, que, por construírem em simultâneo uma carreira na Medicina, levaram Pedro Dias a afirmar que “são uma bússola que não devemos perder de vista”.

José Costa, Secretário-geral da Comissão de Atletas Olímpicos, na sua intervenção, felicitou os homenageados e abordou a “complexidade de uma carreira dual”, enquanto Artur Lopes, Vice-presidente da Comissão Executiva do COP, referiu a “excelência, qualidade, esforço, dedicação, devoção e rigor” com que os protagonistas do evento  “abraçaram a vida do desporto” e da Medicina, sendo “tudo o que é necessário para que se seja um grande médico e atleta”.

Também o leque de atletas olímpicos médicos presentes, como Rui Bragança, Francisco Belo, Marta Onofre, Jacques Pena, António Gentil Martins e Mário Serra Quina em memória do pai, Mário Gentil Quina, participou na sessão, tendo existido uma abordagem comum: A conciliação do mundo do desporto com o da Medicina. Joaquim Ramada também marcou presença no evento, mas não falou. 

A sessão de lançamento do livro «Atletas Olímpicos Médicos» foi seguida da abertura da exposição, na Galeria da OM Sul, que deu continuidade à homenagem e reuniu os atletas, dirigentes e outras personalidades presentes.  

17 de maio de 2024

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo