OM Évora recebeu internos e saudou especialistas

OM Évora recebeu internos e saudou especialistas

O Conselho Sub-regional de Évora da Ordem dos Médicos promoveu uma sessão de receção aos internos e de homenagem aos novos especialistas da área desta Sub-região. A iniciativa deste órgão, a que preside Fernando Almeida, contou com a presença do Presidente do Conselho Regional do Sul, Paulo Simões, e uma palestra de Nuno Jacinto, Presidente da APMGF.

 

Paulo Simões, que se dirigiu particularmente aos novos internos de Évora, falou da importância da profissão e da carreira, mas aconselhou-os também a procurar uma vida pessoal equilibrada, sintetizando no final esse conselho: "Não se esqueçam de ser felizes!".
A sessão decorreu no pequeno auditório da Universidade de Évora, onde Fernando Almeida saudou os internos e os novos especialistas, fez uma resenha da situação do país na área da Saúde, considerando que "temos uma SNS em fase agónica, de recuperação lenta e duvidosa" e que é nesse "contexto socioeconómico, porventura pouco animador", que os jovens médicos estão a iniciar a sua carreira.
Contudo, o Presidente do Conselho Sub-regional de Évora manifestou o desejo de que as suas referências à situação da Saúde "não seja motivo de desalento, mas de chama", que marcará o início de "uma marcha, ao serviço do doente e da qualidade da Medicina em Portugal, de acordo com os padrões deontológicos que sempre nortearam" a profissão médica.
As intervenções no pequeno auditório da Universidade de Évora terminaram com Nuno Jacinto. O Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), que é natural de Lisboa, onde fez o seu curso de Medicina, recordou a sua opção por se fixar em Évora, com a sua mulher, também médica, onde constituiram a sua família, se formaram e se mantêm, um como médico de família e a outra como médica hospitalar.
A iniciativa terminou com uma jantar de convívio que decorreu no Restaurante Cozinha do Cardeal, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

7 de março de 2024

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo