Catarina Peixe tomou posse do segundo mandato de Presidente do Conselho Sub-regional de Faro, no dia 2 de julho, na sede local, onde partilhou a intenção de tornar a Sub-região numa “referência para todos os médicos”. Filipa Lança, Vice-presidente do Conselho Regional do Sul, esteve presente na cerimónia.
A dirigente reeleita, que defendeu a importância de manter a união entre colegas e o debate de ideias, manifestou a esperança de “a maioria” dos médicos de Faro continuar, por mais tempo, a a ver na região uma oportunidade para exercer Medicina.
Nesse sentido, Catarina Mendonça acrescentou: “Assim o trabalho é mais repartido e bem feito, melhorando, desta forma, a saúde da população e até dos próprios médicos, que, muitas vezes, enfrentam situações de burnout”.
Por seu turno, a Vice-presidente do Conselho Regional do Sul considerou tratar-se de uma região com serviços de saúde “permanentemente sob escrutínio” e com falta de condições adequadas para os médicos “darem aos seus doentes o melhor das suas qualidades técnicas e humanas”.
Além disso, Filipa Lança reconheceu “o défice de médicos” na Sub-região de Faro, “onde os equipamentos hospitalares públicos não têm a dimensão material e humana” desejada, bem como os cuidados de saúde primários “ficam aquém das necessidades”. “Urge tomar medidas adequadas para enfrentar os problemas”, acrescentou.
Nesse sentido, a dirigente garantiu que a Ordem dos Médicos está disponível para “participar num processo de melhoria do sistema de saúde”.
Os novos dirigentes da Sub-região de Faro são os seguintes:
Mesa da Assembleia Sub-regional
Presidente: Ulisses Saturnino Duarte de Birro
Vice-presidente: Paulo Alexandre Miranda Simões
Secretária: Teresa Manuela Costa Cardoso Martins Ferreira
Conselho Sub-regional
Presidente: Catarina Miguel Hilario de Mendonça Peixe
Vice-presidente: Eunice Maria Filipe Alves Capeta
Secretário: Igor Manuel Adriano Glória
Vogais: Carolina Gonçalves Venda e Sofia Margarida Ribeiro de Almeida Amálio