Ordem celebra protocolo com o COP

Ordem celebra protocolo com o COP

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos assinou com o Comité Olímpico de Portugal (COP) um protocolo com vista à produção de um livro e de uma exposição, com o tema comum «Atletas Olímpicos Médicos», numa sessão em que estiveram presentes o Bastonário, o Presidente do CRS, o Presidente do COP e a Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos.

O documento, assinado na sede do Comité Olímpico de Portugal, no dia 3 de abril, celebra a colaboração entre o Comité Olímpico e a Ordem, para se proceder à criação de um livro e de uma exposição de homenagem a atletas olímpicos médicos, deixando, desta forma, para o futuro o registo dos que conseguiram conciliar o seu percurso desportivo com uma carreira médica.

Na sessão de assinatura do protocolo intervieram o Bastonário, Carlos Cortes, o Presidente do Conselho Regional do Sul, Paulo Simões, o Presidente do COP, José Manuel Constantino, e a Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Diana Gomes, que felicitou esta iniciativa “tão bonita e de tão ilustre e distinta homenagem”.

Para Carlos Cortes trata-se de uma ideia “magnífica” que o levou a reconhecer que o desporto e a Medicina têm “um caminho paralelo”: “Há o desafio, a entrega completa e o empenho”, no fundo “o humanismo que reside nas duas atividades”. Neste sentido, o Bastonário considerou a assinatura do documento permite o desenvolvimento de um trabalho com “uma organização que defende muitos dos valores Ordem dos Médicos”, tendo mostrado o seu desejo de “não ficar por aqui”, esperando a concretização de outros projetos.

Por seu turno, Paulo Simões confessou ser “com imenso prazer” que viu ser celebrado um protocolo que considera estar associado a algo importante: “Lembrar que os médicos não são só médicos”. Para o Presidente do Conselho Regional do Sul foi com “grande entusiasmo” que o CRS abraçou a iniciativa, em conjunto com o Comité Olímpico de Portugal e o Bastonário.

Já José Manuel Constantino, que felicitou a “rota de colaboração e cooperação” estabelecida entre as partes com a assinatura do protocolo, apontou o significado simbólico do ato e dos eventos que a ele estão associados, centrado na valorização e no reconhecimento. Para o dirigente, a sua concretização “valoriza pessoas que conseguiram conciliar duas tarefas de elevado grau de dedicação e de complexidade e isto tem um valor extraordinário”.

Francisco Belo e Marta Onofre, dois atletas olímpicos médicos, marcaram também presença, tal como dirigentes da Ordem e dirigentes das federações desportivas.

8 de abril de 2024

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo