Queixa contra bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Queixa contra bastonária da Ordem dos Enfermeiros

 Ordem dos Médicos exige saber casos concretos de eutanásia.

 

A Ordem dos Médicos vai apresentar esta semana uma participação no Ministério Público, na Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e no Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros (OE) contra a bastonária Ana Rita Cavaco.

Em causa estão declarações da bastonária, nas quais admite que a eutanásia já é praticada nos hospitais públicos. “Vivi situações pessoalmente. Não preciso de ir buscar exemplos. Vi casos em que médicos sugeriram administrar insulina àqueles doentes para lhes provocar um coma insulínico. Não quer dizer o façam, mas sugeriram. Não estou a chocar ninguém porque quem trabalha no SNS sabe que estas coisas acontecem”, afirmou Ana Rita Cavaco.

À pergunta sobre se já é praticada a eutanásia no Sistema Nacional de Saúde, respondeu: “É, mas não sou só eu que digo isso. Há outras figuras públicas que já o admitiram, por isso mais vale admitirmos que há coisas que não estão legisladas, mas que são feitas”.

Ao CM, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirmou não ter conhecimento de casos em que profissionais de saúde tenham abreviado a morte ao doente: “Não soube de casos porque se soubesse denunciava-os às autoridades. No caso do médico que sugeriu a administração da insulina, esta não foi dada ao doente”.

José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, insurgiu-se perante as declarações de Ana Rita Cavaco. “Se assume que há eutanásia nos hospitais, é porque sabe de casos concretos, o que é crime. Se sabe de casos tem de os denunciar”, afirmou ao CM José Manuel Silva, defendendo que seja feita uma investigação às declarações da bastonária.

 

Fonte: Correio da Manhã, 29 Fevereiro 2016

29 de fevereiro de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo