Referenciados têm prioridade na Urgência

Referenciados têm prioridade na Urgência

Doentes enviados para a urgência pela Linha Saúde 24 ou pelo centro de saúde passam à frente se houver o mesmo grau de gravidade.

 

A partir deste mês, os doentes encaminhados para os hospitais pelos centros de saúde ou pela Linha Saúde 24 tem prioridade dentro do mesmo grau de gravidade. Assim, nas pulseiras das urgências, passará a figurar se o doente é reencaminhado nestas condições.

O objetivo é orientar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, investindo na articulação entre os cuidados primários e os hospitais. Deste modo, evita-se que doentes classificados com a cor branca - caracterizada por um atendimento médico não urgente - se dirijam às urgências hospitalares em casos que devem ser avaliados pelas equipas dos centros de saúde.

Sobre o assunto, o Orçamento do Estado já veio dispensar de pagamento de taxas moderadoras, nas urgências hospitalares, os utentes marcados pelos cuidados de saúde primários e pela Saúde 24.

Segundo o despacho publicado em abril, o atendimento na Urgência a doentes classificados com cor branca "não deve ultrapassar os 5% do atendimento global, no ano de 2016, e de 2% no ano de 2017”.

 

Fonte: Jornal de Notícias, 2 de Agosto 2016

2 de agosto de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo