O Os testes serológicos "devem ser usados com parcimónia e em condições controladas" e "devem ser feitos em termos de grupo", defendeu, ontem, o secretário de Estado da Saúde, alertando ainda para a falsa sensação de segurança que podem dar.
António Sales diz que estes testes usados para detetar anticorpos à covid-19 devem ser realizados de forma organizada e não aleatória e que "a sua importância em termos de saúde pública é muito alta, para efeitos de vigilância epidemiológica", pelo que devem ser analisados em âmbito de grupo e de comunidade para se conhecer o grau de imunização da população portuguesa ao coronavírus.
O governante respondia aos jornalistas, na conferência de imprensa diária, a propósito da preocupação do Infarmed com a disseminação da comercialização de testes serológicos rápidos. Ainda na última quinta-feira, o presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge tinha alertado para o facto dos testes serológicos não servirem para diagnosticar covid-19 e para os frequentes falsos negativos.
Fonte: JN, 9 junho 2020