Sessão de debate no dia 10 de janeiro

Sessão de debate no dia 10 de janeiro

O Drama de Magalhães e a Volta ao Mundo sem Querer Seguido de Um Museu dos Descobrimentos Porque Não?, título de um livro de Luís Filipe F. R. Thomaz, será o tema de uma sessão de debate, que decorrerá na Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos, em Lisboa, no próximo dia 10 de janeiro pelas 18h30. A sessão conta com a presença do autor e do historiador João Paulo Oliveira e Costa.

"Fernão de Magalhães é talvez, e a justo título, o mais conhecido navegador da história universal", refere Luís Filipe F. R. Thomaz", autor de «O Drama de Magalhães e a Volta ao Mundo sem Querer Seguido de Um Museu dos Descobrimentos Porque Não?», no início do seu livro, que lhe aponta como maior mérito o de "ter atravessado à primeira tentativa a imensidão do Pacífico, até aí inexplorada".

O navegador, de resto, não teria qualquer intenção de dar a volta ao mundo, o que só aconteceu porque, com muitas embarcações perdidas e em desespero de causa, decidiu regressar pela via mais conhecida ao tempo, a rota do Cabo.

Na sessão de 10 de janeiro serão estes e muitos outros, designadamente a possibilidade de criação de um Museu dos Descobrimentos, os assuntos a debater com o autor do livro, cujo lançamento conta com a apresentação de João Paulo Oliveira e Costa, historiador e professor na Universidade Nova de Lisboa.

 

 

 

28 de dezembro de 2018

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo