Sociedades médicas preservam valores da Medicina

Sociedades médicas preservam valores da Medicina

No encontro com o tema «Revistas Científicas Portuguesas – unir para melhorar internacionalmente», em que fez a intervenção inicial, Alexandre Valentim Lourenço, reputou a “união” das sociedades médicas, “em paralelo e concertada”, quer na área da formação quer na área organizativa e da ação científica, como “essencial” para que “a Medicina portuguesa possa continuar na senda que a tem caraterizado nos últimos anos”.

O Presidente do CRS recordou que “da parte das sociedades científicas e da Ordem dos Médicos há valores a preservar” e entre eles, apontou os da ciência, da investigação e das publicações, que “não se prendem com o imediatismo dos dias de hoje na comunicação social”.

A preservação desses valores, uma obrigação conjunta da Ordem e das sociedades científicas médicas, “requer tempo, ponderação e requer critérios específicos” e com esse objetivo que se junta a instituição que representa às organizações reunidas no projeto da Federação Portuguesa das Sociedades Científicas Médicas (FPSCM).

Segundo o dirigente, “é muito importante ter as sociedades agrupadas e que as sociedades científicas colaborem em grupo e unidas na defesa dos valores que cada uma por s defendei, porque na pressão constante que vivemos este tipo de união aumenta exponencialmente o valor da ciência”.

Alexandre Valentim Lourenço recordou que “num tempo em que os nossos internos e os nossos médicos cada vez mais têm que responder ao imediato do dia a dia e no número de consultas, cada vez menos há tempo para fazer melhor ciência e publicar melhores resultados”, lamentando que haja “uma pressão para publicar muitos resultados e muitas vezes o que se vê é uma mera lista de apresentações e de pósteres, cuja qualidade pode ser posta em causa, caso não haja tempo e não haja método”.

O encontro, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido por Luís Miranda Cunha, da FPSCM, contou com a presença da Vogal do CRS, Filipa Lança, que seguiu os trabalhos.


13 de março de 2019

Eventos
«junho de 2023»
segterquaquisexsábdom
2930311234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293012
3456789
Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo