Urgências de oftalmologia encerradas à noite na maior parte do país

Urgências de oftalmologia encerradas à noite na maior parte do país

Entre as 20h00 e as 8h00 deixa de haver urgência polivalente de oftalmologia desde o Algarve até Coimbra. Um médico de prevenção assegurará os cuidados a doentes internados e politraumatizados.
A Ordem dos Médicos (OM) e o Colégio de Oftalmologia criticam a decisão da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) de encerrar a urgência noturna de oftalmologia nesta região, considerando-a mesmo “inaceitável”.
Deixando de funcionar o serviço que estava em permanência no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e/ou no de Lisboa Central, qualquer doente, do “Algarve até Coimbra”, que tenha um problema oftalmológico durante a noite só poderá ser observado no dia seguinte nos hospitais da sua área, caso seja possível, ou enviado para aqueles dois centros hospitalares durante o período noturno, especifica a informação enviada pela ARSLVT aos hospitais.
De acordo com a mesma informação da autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo apenas se assegura um “oftalmologista de prevenção em cada polo que responderá a situações de doentes politraumatizados ou doentes internados que necessitem de atendimento oftalmológico emergente, assim como situações de glaucoma agudo”.
A OM e o Colégio de Oftalmologia avisam que esta decisão “deixa sem resposta diferenciada de prontidão e de qualidade toda a zona sul do país”. E critica a argumentação usada pela ARSLVT de que se trata de “cumprir as normas recomendadas” pelo colégio da especialidade. “É abusivo e inadmissível”, acusam.
A solução passa por replicar o modelo do Porto, com a “fusão de dois serviços para garantir que está sempre um aberto no período da noite”, sugere a OM.

Expresso, 21 julho 2020

21 de julho de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo