Vacina da Moderna está a ser negociada com vários governos e vai custar entre 42 e 51 euros, avança “Financial Times”

Vacina da Moderna está a ser negociada com vários governos e vai custar entre 42 e 51 euros, avança “Financial Times”

A empresa de biotecnologia norte-americana Moderna deverá vender a vacina que está a desenvolver por uma cifra entre 42 e 51 euros (50-60 dólares), avançou na terça-feira o “Financial Times”, que cita pessoas próximas do processo de negociação.
Se for confirmado este preço, será a vacina mais cara do mercado, quase mais €10 do que a das concorrentes Pfizer e BioNTech (pelo menos nos acordos com o governo norte-americano), escreve a Reuters. O plano da Moderna, segundo o “FT”, passa por uma distribuição prioritária para os Estados Unidos e outros países economicamente mais poderosos. O protocolo e o acordo preveem duas doses da vacina.
Apesar deste desvio e aumento expectável do valor da vacina da Moderna, analistas daquela indústria disseram à Reuters que os preços estipulados por Pfizer e BioNTech deverão estabelecer a bitola no mercado.
A vacina, que já está a ser negociada pela Moderna com alguns governos, segundo o porta-voz da empresa, chama-se mRNA-1273. Foi a primeira vacina desenvolvida por empresas norte-americanas a chegar à fase dos ensaios clínicos. Esses sinais animadores levaram a um aumento de 325% das ações da empresa, sediada em Boston, durante 2020, conta o “FT”. O governo norte-americano já injetou mais de 850 milhões nesta empresa de biotecnologia para apoiar o desenvolvimento da vacina.
A Reuters escreve ainda que empresas como Moderna, Pfizer e Merck & Co já admitiram que contam com a obtenção de lucros desta operação, enquanto a Jonhson & Jonhson anunciou que não pretende obter lucro com a vacina.

Expresso, 29 julho 2020

29 de julho de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo