Os sintomas mais comuns em Portugal são tosse, febre, dores musculares, cefaleia, fraqueza generalizada e dificuldade respiratória. Mas há outros que começam a surgir associados a um quadro de covid-19. Em Espanha, começa a alertar-se para a os vómitos, diarreia ou urticária.
Mas vamos por partes. Os sintomas mais comuns em Portugal, de acordo com os dados da DGS desta quarta-feira, que correspondem a 82% dos casos confirmados, são a tosse (que 52% das pessoas com infecções confirmadas demonstra ter tido), febre (37%), dores musculares (27%), cefaleia (25%), fraqueza generalizada (20%) e dificuldade respiratória (15%).
Não é de estranhar que este seja também o leque de sintomas mais comuns para identificar casos de possível infecção pelo SARS-CoV-2 e para decidir quem testar. Quando se faz o questionário no site SNS24, que serve para encaminhar possíveis casos de infecção e evitar sobrecarregar a linha, percebe-se que, para além da febre (acima dos 38º) e tosse (seca ou que tenha desenvolvido expectoração), se apresentam outros sintomas ou condições que poderão ajudar no diagnóstico, numa extensa lista — entre eles vómitos e diarreia.
Fonte: Público, 22 Abril 2020