O Conselho Médico da Região Autónoma dos Açores emitiu um voto de pesar pela morte de Carlos Pavão de Matos, diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital do Divino Espírito Santo e que foi também mebro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos, em representação dos médicos da região.
Voto de Pesar
Pelo falecimento do Dr. Carlos José Pavão de Matos
O Conselho Médico da Ordem dos Médicos dos Açores, na pessoa do seu Presidente, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento, precoce, do estimado colega Dr. Carlos José Pavão de Matos, distinto médico, Assistente Graduado de Pneumologia desde 2016, com especialidade também em Medicina do Trabalho e Diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital do Divino Espírito Santo, de junho de 2011 até à presente data.
Ao longo da sua carreira, o Dr. Carlos Pavão pautou-se pela dedicação exemplar à medicina pública e privada, pelo compromisso inabalável com os seus doentes e pelo contributo para o desenvolvimento dos serviços de saúde da região, distinguindo-se como acérrimo defensor na prevenção e combate às doenças do âmbito da sua formação, a destacar a Coordenação Regional para a Tuberculose e a Coordenação local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA).
Foi ainda membro da Assembleia dos Representantes do Conselho Médico dos Açores da OM, distinguindo-se pela disponibilidade e abnegação, em prol da melhoria da qualidade da medicina. A sua competência técnica e a integridade profissional, que cumpriu até aos últimos dias da sua vida, deixam uma marca indelével entre todos quantos com ele privaram.
Nesta hora de dor e perda, endereçamos à família, amigos, colegas e demais profissionais de saúde as mais sentidas condolências, solidarizando-nos ao luto de todos os membros do seu agregado familiar e à comunidade médica e hospitalar.
A memória, o legado e a resiliência do Dr. Carlos Pavão permanecerão como exemplo para as gerações presentes e futuras.
Paz à sua Alma.
Carlos Ponte
Presidente do Conselho Médico da Região Autónoma dos Açores