Situação no Hospital de Faro vai ser avaliada

Situação no Hospital de Faro vai ser avaliada

Ordem dos Médicos – Sul visita o Hospital de Faro na sequência de demissão de Diretores de Medicina

 

A Ordem dos Médicos tomou conhecimento que três diretores de serviços de Medicina do Hospital de Faro se demitiram, alegando razões que o Conselho Regional do Sul considera muito preocupantes.

Em causa, num contexto de sobrelotação dos serviços, está a referência tornada pública de pressões diretas para dar altas antecipadas a doentes internados.

O Conselho Regional do Sul decidiu que vai avançar, desde já, com uma visita ao Hospital de Faro, para ouvir os médicos, os diretores de serviço e as explicações que o Conselho de Administração tenha, para um caso que, a confirmar-se, ameaça seriamente a segurança dos doentes.

Caso se confirmem estes factos, que configuram uma situação inadmissível, não haverá qualquer argumento que possa ser aceitável e a situação deve ter consequências legais e ser de imediato suspensa qualquer orientação que possa vir a revelar-se prejudicial para os doentes.

A Ordem dos Médicos apela ao Ministério da Saúde e à IGAS que a acompanhem nesta averiguação, de forma a clarificar a situação no mais curto espaço de tempo.

A Ordem dos Médicos continuará a defender a qualidade da Medicina, não aceitando que decisões político-administrativas se sobreponham a critérios clínicos e de segurança dos doentes.

Lisboa, 28 de fevereiro de 2018
O Conselho Regional Sul da Ordem dos Médicos

 

 

28 de fevereiro de 2018

Documentos para download

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo