Abel Salazar evocado por Luiz Damas Mora

Abel Salazar evocado por Luiz Damas Mora

Event date: 24/05/2018 Export event

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos promove a conferência «Abel Salazar, um inconformista», por Luiz Damas Mora, em torno desta figura multifacetada da Medicina e das Artes.

Abel de Lima Salazar foi médico, investigador e professor universitário de Histologia e Embriologia. Distinguiu-se designadamente com o seu contributo para trabalhos relativos à estrutura e evolução do ovário e criou o método de coloração tano-férrico de Salazar, ainda utilizado.
A partir de 1935, com o seu afastamento forçado da vida académica, por razões políticas, Abel Salazar desenvolve em sua casa uma produção artística variada: gravura, pintura mural, pintura a óleo de paisagens, retratos, ilustração da vida da mulher trabalhadora e da mulher parisiense, aguarelas, desenhos, caricaturas, escultura e cobres martelados, muitos hoje expostos na Casa-Museu Abel Salazar.

Luiz Damas Mora, o conferencista, é cirurgião, foi director do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital do Desterro, autor de obras como «O Espírito dos Hospitais Civis de Lisboa», «António Damas Mora - Um Médico Português entre os Trópicos», e co-autor e coordenador do livro «Médicos e Sociedade».

 

 

17 de maio de 2018

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo