Alergia aos pólenes afeta 20% da população

Alergia aos pólenes afeta 20% da população

Numa altura em que o ar se enche de pólenes comemora-se a Semana Mundial da Alergia. Doentes com asma e rinite alérgica devem ter especial cuidado, alerta o presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos.

Em Portugal, as doenças alérgicas respiratórias mais frequentes são a asma e a rinite alérgica, explica Mário Morais de Almeida, médico e presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos. “Na verdade, mais de 2 milhões de residentes em Portugal tem doenças alérgicas”, revela o especialista. Aproximadamente 25% da população tem queixas de rinite e cerca de 10% tem asma”.
Também outras alergias atingem um número significativo de pessoas. “Mais de 10% tem eczema atópico, 20% tiveram pelo menos um episódio de urticária, mais de 5% tem alergia alimentar”.
Padecer de uma alergia não significa que se esteja imune às restantes, antes pelo contrário – a maioria das doenças alérgicas respiratórias coexistem. Por exemplo, um terço dos doentes com rinite também tem asma e a maioria dos doentes com asma (75%) tem rinite.
Outra “combinação” usual é a da rinite com conjuntivite alérgica. Mais de metade dos doentes com rinite também partilham esta patologia. Ou seja, na prática há doentes que acumulam uma, duas, três ou mais alergias, pelo que, nesta altura, são um alvo fácil dos pólenes.
“A alergia aos pólenes afetará cerca de 20% da população, sendo a rinoconjuntivite a manifestação de alergia polínica mais conhecida”, diz Mário Morais de Almeida.

Fonte: jornal i, edição de 6 de Abril de 2016

6 de abril de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo