Centenas de novos médicos prestaram juramento

Centenas de novos médicos prestaram juramento

O novos médicos da Região Sul prestaram o seu Juramento de Hipócrates em Lisboa, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. O Bastonário exortou-os "a compreender as dificuldades e as fragilidades", dos doentes. O Presidente do Conselho Regional do Sul sublinhou a importância do "respeito pela vida humana".

A cerimónia de Juramento de Hipócrates da Região Sul, que decorreu no dia 3 de dezembro, ao fim da tarde, contou com intervenções do Bastonário, Carlos Cortes, do Presidente do CRS, Paulo Simões, e do Presidente do Conselho Nacional do Médico Interno, José Durão. Na mesa, estiveram também o Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Anjos Ferreira, e o Presidente do Conselho Regional do Centro, Manuel Veríssimo.
Carlos Cortes, no seu discurso, que antecedeu o juramento, referiu que os médicos devem dar a maior importância à dimensão humana. "A saúde vai muito além do tratamento do momento", exige que o médico seja capaz de "compreender as dificuldades e as fragilidades" do doente.
Pouco antes, no discurso anterior, Paulo Simões tinha sublinhado essa mesma dimensão da prática médica. "O compromisso que vão assumir assenta no respeito pela vida humana, na procura do conhecimento e da qualidade do exercício da profissão médica e na humildade de partilhar o conhecimento com outros médicos", considerou o Presidente do CRS.
José Durão, a quem coube a primeira intervenção, destacou que os seus jovens colegas "podem sempre contar com a Ordem dos Médicos para lutar por uma formação de qualidade e por uma boa prática clínica", reforçando que "ainda acredita que vale a pena ser médico em Portugal".

A sessão começou com uma intervenção da animadora de rádio da RFM Joana Cruz, que abordou a sua relação com uma doença grave de que foi vítima e que debelou.
A seguir foram entregues os Prémios do Centro de Estudos Manuel Machado Macedo, que distinguiram os três melhores alunos de cada uma das escolas médicas do Sul - Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e Universidade do Algarve.
O programa do evento terminou com a atuação da Tuna Médica de Lisboa.

3 de dezembro de 2023

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo