Comunicado do Conselho Regional do Sul

Comunicado do Conselho Regional do Sul

Alerta vermelho
na área de obstetrícia e de neonatologia

A recente proposta de encerramento de maternidades na ARSLVT durante o Verão é uma clara demonstração da negação da realidade do governo e da Sr.ª Ministra da Saúde sobre este tema.

A Ordem dos Médicos e os profissionais de saúde vêm a alertar para a gravidade da situação há mais de um ano. A crescente falta de obstetras, anestesiologistas e pediatras tem vindo a agravar-se sem qualquer medida por parte do Governo e das ARS, apesar dos vários avisos feitos pelos médicos e pela Ordem dos Médicos. Os contratos prometidos não ocorreram e o mapa de vagas recentemente aberto não contempla a solução destes problemas. 
Os problemas existentes e crescentes nas ARS do Alentejo e do Algarve vêm aumentar de forma alarmante as deficiências já existentes na ARSLVT e criar um alerta vermelho na situação de prestação de cuidados de saúde na área da obstetrícia e de neonatologia em toda a região sul do país. De salientar que as maternidades de apoio perinatal diferenciado de Lisboa são o suporte de fim de linha de toda a região Sul e que já se encontram há meses sobrelotadas, pelo que qualquer modalidade de encerramento de uma delas, mesmo em rotatividade, pode acarretar riscos inaceitáveis para a qualidade da rede obstétrica e neonatal do Sul do País.
Esta situação levou a que o Conselho Regional da Ordem dos Médicos tenha convocado todos os Diretores Clínicos, Diretores de Obstetrícia e de Unidades Neonatais da Região Sul para uma reunião urgente no próximo dia 25 de Junho para a Sede da Ordem dos Médicos. 

Lisboa, 20 de junho de 2018
O Conselho Regional do Sul

20 de junho de 2019

Documentos para download

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo