Dadores de medula portugueses ajudaram doentes de 19 países

Dadores de medula portugueses ajudaram doentes de 19 países

Banco nacional ajudou pacientes portugueses e estrangeiros no ano passado. Estão inscritas 385 mil pessoas e é o segundo maior banco do mundo por milhão de habitantes.

 

Portugal tem o segundo maior banco de dadores de medula do mundo por milhão de habitantes, apenas atrás dos Estado Unidos, com 385 323 de inscritos. Um número que não tem parado de crescer e que nos últimos cinco anos (2011- -2015) permitiu realizar 565 transplantes em doentes em Portugal e no resto do mundo. No ano passado as dádivas nacionais ajudaram pacientes de 18 países estrangeiros.

Em 1998 o banco de dadores de medula (Cedace) tinha 597 inscritos. Em 2011 eram mais de 277 mil e no ano passado a fasquia estava nos 385 mil inscritos. "Um caso de sucesso”, afirma Hélder Trindade, presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST).

No ano passado realizaram-se 104 transplantes nacionais e internacionais com dadores do Cedace. Das colheitas, 32 ficaram em Portugal e as restantes foram para doentes de 18 países, com destaque para os Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha ou Inglaterra.

Um intercâmbio possível porque Portugal faz parte do registo internacional que junta os bancos de dadores de medula de vários países - 23 milhões de inscritos -, aumentando as probabilidades de se encontrar um dador. E é por isso que dos 77 transplantes de medula que se realizaram em hospitais portugueses no ano passado, com recurso a dadores não aparentados, 43 foram com estrangeiros. A larga maioria (32) da Alemanha e dos Estados Unidos (cinco). Os restantes foram colheitas de Espanha, Bélgica, França, Itália, Inglaterra e Israel.

 

Fonte: Diário de Notícias, 14 de Abril 2016

14 de abril de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo