Há 75 médicos na reforma a querer regressar ao SNS

Há 75 médicos na reforma a querer regressar ao SNS

Tutela definiu como meta para este ano a contratação de 200 médicos

de família aposentados, mas por enquanto só 51 mostraram vontade de voltar.

 

Pouco mais de três meses após a aprovação da Lei do Orçamento do Estado de 2016, que prevê um regime remuneratório excecional para a contratação de médicos aposentados, 75 especialistas manifestaram vontade de regressar ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). Um número ainda aquém do ambicionado pela tutela, nomeadamente para os cuidados primários.

Segundo informação prestada ao JN pelo Ministério da Saúde, do total de médicos na reforma interessados em regressar ao SNS, 51 são especialistas em Medicina Geral e Familiar e 24 são de outras especialidades hospitalares.

As propostas estão a ser analisadas pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) para perceber se as disponibilidades dos profissionais de saúde se adequam às necessidades dos centros de saúde e hospitais. Nos últimos dias têm sido publicadas em Diário da República autorizações de contratação de médicos aposentados.

Como explicou ao JN fonte do Ministério da Saúde, estes aposentados que querem voltar ao ativo no SNS terão de aguardar, no entanto, pelo preenchimento das necessidades pelos especialistas acabados de formar. É o que está a acontecer por exemplo com os médicos de família que estão atualmente a escolher as vagas. Neste procedimento, que começou anteontem e termina hoje, há 290 especialistas em Medicina Geral e Familiar para 338 vagas.

 

Fonte: Jornal de Notícias, 13 de Julho 2016

13 de julho de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo