Hospital Miguel Bombarda pela lente de José Fontes

Hospital Miguel Bombarda pela lente de José Fontes

A exposição, que se prolonga até dia 20 de março, tem por base o trabalho do médico José Fontes, que, em 1968, foi contatado por um grupo de trabalho do Hospital Miguel Bombarda a fim de documentar fotograficamente o dia a dia hospitalar e esse trabalho deu origem já a dois livros, um dos quais, «Hospital Miguel Bombarda – 1968» inclui as fotografias que vão estar em exposição.


José Franco Milheiriço de Andrade Fontes nasceu em Maio de 1940 em Abrantes, cidade à qual está ligado pessoal e profissionalmente.

Iniciou o ensino liceal em Abrantes, no Externato D. Francisco de Almeida, fundado em 1908 por seu avô, Dr. António Milheiriço (médico) na ocasião, dirigido por seu pai, Dr. Alberto Fontes (médico), tendo finalizado em Lisboa no Liceu Camões.

O ensino universitário decorreu nas Faculdades de Medicina de Lisboa (FML), e de Coimbra.

O seu interesse pela fotografia levou-o conjuntamente com António Portugal, estudante de Direito, virtuoso guitarrista, a fundar a Secção Fotográfica da Associação Académica de Coimbra, tendo organizado exposições fotográficas e vários cursos de fotografia com o auxílio dos fotógrafos amadores, Dr. António Maia Júnior, Dr. Franklin de Figueiredo, Dr. Rui Cunha, (médicos), e do Prof. Doutor Luís Reis Santos, (historiador de arte). Esta Secção Fotográfica da A.A.C está na origem dos atuais “Encontros de Fotografia”.

Como associado do Foto Club 6X6 (membro do International Federation of Fotografic Art – FIAP) participou em concursos nacionais e internacionais de arte fotográfica, tendo igualmente apresentado algumas exposições individuais.

Ainda aluno da FML, foi convidado pelo Diretor do Instituto de Anatomia Normal Prof. Doutor Armando Ferreira para Monitor de Anatomia, responsabilizando-se pela reorganização do departamento fotográfico, radiográfico e microangiográfico (como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto de Alta Cultura).

Em 1968 foi contatado por um grupo de trabalho do Hospital Miguel Bombarda a fim de documentar fotograficamente o dia a dia hospitalar. Das mais de 500 fotografias obtidas 25 estiveram expostas no átrio após o que transitaram para o Museu.

Em 2012 o médico Psiquiatra, Dr. Pedro Cintra, editou o livro Hospital Miguel Bombarda – “Preservar a Memória”, ilustrado com algumas dezenas destas fotografias.

Em 2016, foi editado o livro Hospital Miguel Bombarda – 1968, organizado pelos Prof. Doutores António Fernando Cascais e Margarida Medeiros, ilustrado com estas fotografias no âmbito do Projeto “História da Cultura Visual da Medicina” – Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa.

Do amor à medicina e da paixão pela fotografia, nasceu esta exposição, de algumas situações que o autor vivenciou e deseja transmitir.

 

Pode visitar a exposição na Galeria Mário Botas, da Região do Sul da Ordem dos Médicos de segunda a sexta feira, das 10h às 19h30, e sábados das 12h às 19h30.


14 de fevereiro de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo