Médico deve manter dimensão humanista

Médico deve manter dimensão humanista

 

«A transformação digital em Saúde» foi o tema central do Xl Fórum Saúde para o Século XXl, que decorreu no auditório Renato Araújo, na Universidade de Aveiro, no dia 30 de abril. O programa durou todo o dia e reuniu profissionais de saúde e especialistas da área digital.
O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, um dos oradores da mesa «Perspetivas dos diferentes stakeholders», admitiu ser "um entusiasta" do uso das ferramentas digitais, mas defendeu que deve sempre haver a preocupação de manter a qualidade do tratamento dos doentes como foco principal da atividade.
"O médico, mesmo estando ligado a múltiplos sistemas que o podem apoiar na decisão não deve esquecer a sua dimensão humanista", disse Alexandre Valentim Lourenço, que tem a expetativa de que todos os sistemas que se desenvolvam na área digital sirvam "o tratamento, a qualidade e a universalidade  de acesso pelos doentes".
O dirigente fez uma apresentação em que recordou o crescimento da área digital na saúde e a necessidade de se criar "boa articulação" entre diferentes especialistas, como os informáticos e os gestores, uma vez que "não é esse o core da Medicina".
Nesta mesa participaram Luís Goes Pinheiro, presidente dos SPMS; Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias; Tiago Teixeira, diretor do serviço de Infecciologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho;, Jorge Coelho, enfermeiro do Hospital de S. Sebastião; Margarida França, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Beira-Vouga; e Bruno Amaral, da Plataforma Gregory do MS.
Durante o dia de trabalhos discutiram-se ainda aspetos como a transformação dos sistemas de Saúde, o desafio dos dados, o que acontece já hoje na área digital. Álvaro Beleza apresentou o livro «Escolhas em Saúde», da autoria de Adalberto Campos Fernandes e Pedro Serra Pinto.

 

30 de abril de 2022

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo