Mota Cardoso apresenta Angeli Medici

Mota Cardoso apresenta Angeli Medici

A Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos, em Lisboa, acolhe, no dia 7 de março, às 19h00, a sessão da apresentação do livro Angeli Medici, uma obra do psiquiatra Carlos Mota Cardoso, que aborda "a tragédia da pandemia vista pelo lado de quem a enfrenta.

A apresentação em Lisboa do livro Angeli Medici terá a presença do presidente do Conselho Regional do Sul, Paulo Simões, e contará com intervenções de Annabela Rita, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e de Filipe Froes, vice-presidente do Conselho Disciplinar Regional do Sul.
Caberá ao autor fechar a sessão, depois da intervenção de Vírginia do Carmo, da Poética Grupo Editorial.
Segundo o próprio Carlos Mota Cardoso, no livro pretendeu "mostrar ao público a tragédia da pandemia vista pelo lado de quem a enfrenta", mas a obra "não deixa, em todo o caso, de ser uma obra ficcionada". O psiquiatra escreve ainda no texto de apresentação do livro que "nesta como noutras narrativas, o ficcionado cumprirá tanto mais os três requisitos acima enunciados, quanto mais próximo estiver dos tristes acontecimentos ocorridos em Portugal e no mundo desde o início de 2020 até ao diluir da pandemia no mar da normalidade epidemiológica". Mas, "se a obra parece ser demasiado edificante para os médicos portugueses, ao autor não parece", adverte.
Carlos Mota Cardoso é psiquiatra, doutor em psicologia e professor catedrático convidado na Universidade do Porto. Foi diretor do Hospital Conde de Ferreira (1984 a 1996) e presidente do programa “Porto, Cidade de Ciência” (2004 a 2011). Em 2017 foi nomeado académico correspondente estrangeiro pela Real Academia Nacional de Medicina de Espanha.

Outras obras publicadas pelo autor (em nome próprio ou sob o pseudónimo de João Trambelo):
Os Caminhos da Esquizofrenia (2002, Climepsi Editores);
Nódoas na Alma (2008, Gradiva);
Rui Rio. Raízes de Aço (2015, Editora Verso da História);
O Louco, o Médico e o Génio – na Sombra de Camilo (2015, Ed. Santa Casa da Misericórdia do Porto);
A Tirania da Erótica (2017, Labirinto de Letras);
Libertar o Silêncio da Floresta – Ensaio sobre o sofrimento (2018, Ed. Fundação Eng. António de Almeida, Porto);
A Última Carruagem (2020, edição de autor).

2 de março de 2023

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo