Ordem solidária com médica demissionária

Ordem solidária com médica demissionária

Administração de Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga não comenta pedido para sair de diretora clínica.

 

Um dia depois de o JN ter tornado público o pedido de demissão de Paula Sarmento, diretora clínica do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga, a Ordem dos Médicos diz que a situação neste grupo hospitalar pode estar "crítica".

Miguel Guimarães, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, confirmou, ontem (7 de Junho), que teve conhecimento da demissão da diretora clínica e das informações que estarão na origem dessa tomada de posição.

A diretora demissionária terá argumentado, na decisão tomada na semana passada e comunicada ao Ministério da Saúde, que há falta de médicos no serviço de internamento do Hospital S. Miguel, em Oliveira de Azeméis assim como na Urgência da unidade hospitalar de S. Sebastião, na Feira.

Apesar de adiar uma declaração definitiva sobre o assunto para depois de uma análise

mais detalhada, Miguel Guimarães revelou a sua “preocupação” com o que passa. “A situação no centro hospitalar está aparentemente crítica”, adianta o médico,

referindo que, a confirmar-se as informações recebidas, fará um "elogio público à diretora clínica".

"Um diretor clínico tem como missão defender a qualidade da medicina nos hospitais. Tem que se preocupar com os doentes e com a qualidade do exercício da Medicina", explicou Miguel Guimarães, considerando que este terá sido o caminho seguido por Paula Sarmento. Adianta que se um diretor clínico não consegue reverter a falta de qualidade na Medicina junto de uma administração, a demissão é uma saída possível para não ser "conivente".

Para o responsável do Conselho Regional da Ordem dos Médicos, a situação configura uma falta de recursos humanos, sendo neste caso traduzida na escassez "aparente" de "médicos de Medicina Interna e não só", problema que Miguel Guimarães diz que pode pôr em causa o acesso aos cuidados de saúde e a sua qualidade. A confirmarem-se as informações. "estaremos solidários com a diretora clínica", concluiu.

 

Fonte: Jornal de Notícias, 8 de Junho 2016


8 de junho de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo