Trabalhar em prol das gerações futuras

Trabalhar em prol das gerações futuras

O ciclo de debates O MÉDICO DO FUTURO – Cenários para 2040 contou com mais uma sessão, no Salão Nobre do Hospital de São José (HSJ), no dia 4 de abril, em que esteve presente o Presidente do Conselho Regional do Sul, Paulo Simões, que sublinhou a importância de falar sobre inteligência artificial como “um tema atual e dos próximos anos”.

Na sessão, em que foi exibido um vídeo acerca de um estudo realizado por jovens médicos, que visou projetar o futuro da profissão para 2040, o dirigente do CRS considerou que os cenários que resultaram desse trabalho “demonstram, no fundo, o que é a realidade atual”.

“Isto deve ser um alerta para o que temos de mudar no sentido de melhorar a visão dos jovens em relação ao futuro. Estas reflexões são uma ponte para percebermos o que podemos fazer em prol das gerações futuras”, referiu Paulo Simões.

Por outro lado, o Presidente do Conselho Regional do Sul abordou a importância de preservar a relação médico-doente, que “é um princípio basilar que tem sido muito sublinhado nos últimos anos. “Temos de ter a capacidade de manter essa ligação”, disse.

Por seu turno, Luís Campos Pinheiro, membro do CRS, Diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Urologia e Adjunto da Direção Clínica da ULS de São José (ULSSJ), que esteve também presente nesta “reunião especial e aberta a todo o hospital”, defendeu que os médicos podem ter “um papel e uma grande importância” ao intervirem politicamente nas decisões em Saúde.  

O dirigente sublinhou, ainda, que acredita na possibilidade de “trabalhar bem no hospital e ter qualidade de vida”, sem atingir níveis de exaustão.

Na abertura da sessão de debate esteve também  presente o Diretor Clínico na área hospitalar da ULSSJ, Rui Manuel de Carvalho Alves, e Andreia Henriques, em representação de Ana Luísa Jardim, responsável da área de Anestesiologia do HSJ.

4 de abril de 2025

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo