Visita a hospitais na área metropolitana de Lisboa

Visita a hospitais na área metropolitana de Lisboa

No dia 22 de agosto, Alexandre Valentim Lourenço visitou o Hospital São Francisco Xavier e o Hospital de Vila Franca de Xira, onde realizou reuniões com profissionais de diversas especialidades com o objetivo de ouvir dos médicos quais são as suas maiores preocupações e desafios para o desempenho das suas funções, tendo em mente a saúde dos doentes e a qualidade da medicina.


Da parte da manhã a visita decorreu no Hospital São Francisco Xavier, tendo ficado a parte da tarde reservada para o Hospital de Vila Franca de Xira.
No conjunto das duas reuniões, mais de 100 médicos falaram, de forma transparente e com muita emoção, sobre os desafios por que passam diariamente para conseguirem exercer uma melhor medicina. Estas reuniões revelaram-se de extrema importância pois foram uma oportunidade de ouvir o que preocupa alguns dos médicos que diariamente pretendem atender da melhor forma possível às necessidades dos doentes.

 
Em discussão estiveram os atuais modelos de gestão que deram origem à encruzilhada em que se encontra o sistema de saúde em Portugal. As estruturas são pesadas e centralizadas, as ferramentas obsoletas, os recursos humanos insuficientes e o financiamento está assumidamente abaixo do que seria necessário para prestar cuidados adequados aos nossos doentes, ano após ano. Não obstante, é sucessivamente vetada ou protelada a implementação de modelos alternativos de organização dos cuidados de saúde, assentes na autonomia e partilha de responsabilidades, e que poderiam representar ganhos de agilidade e qualidade imediatos, com os mesmos custos.


“A valorização do médico passa, em primeira instância, pela garantia de que exercem a sua atividade com as condições devidas. Passa por reforçar e reconhecer a sua diferenciação técnica e científica, a partir da qual será possível criar reais oportunidades de progressão na carreira e respetiva atualização remuneratória. Passa por recuperar a autonomia e a voz ativa nas tomadas de decisão que impactam, todos os dias, a saúde dos portugueses”, conclui Alexandre Valentim Lourenço após as visitas realizadas.

 

24 de agosto de 2022

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo