O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos organizou um workshop para dirigentes, com o objetivo de “criar coesão”, promover um contacto mais próximo e permitir partilhar ideias e discutir problemas, segundo disse o presidente do CRS, Paulo Simões, na abertura deste encontro.
O workshop para dirigentes da Região Sul da Ordem dos Médicos reuniu, no dia 16 de janeiro, dezenas de dirigentes de todas as sub-regiões, incluindo das estruturas da OM nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
Paulos Simões saudou os seus colegas presentes e manifestou satisfação por “quase todas as sub-regiões estarem representadas”, o que, do seu ponto de vista, traduz a importância de iniciativas deste tipo, que permitem que “as pessoas de todas as sub-regiões se conheçam melhor e partilhem as preocupações e dificuldades”.
“É importante criar esta ideia de coesão, de estarmos juntos, de partilharmos ideias, de discutirmos problemas”, referiu o dirigente, que mantém o propósito de reforçar “a aposta na formação” para dirigentes, mas também abrir espaço “um bocadinho para pensar, porque na vertigem do dia a dia, com a atividade profissional, nem sempre isso é possível”.
O Presidente do CRS considerou que o tema inicial dos trabalhos – a ética e a responsabilidade – “daria muitas horas de conversa”, mas havia que começar de alguma forma e foi com essa intenção que lançou o desafio ao departamento jurídico, para que apresentassem as suas ideias e “suscitassem a participação, uma vez que assim ficam as ideias retidas”.
O tema da tarde abordou mais detalhadamente as questões de liderança e comunicação, o que Paulo Simões justificou também com a necessidade de formação nestas áreas, porque, no seu entender, “a Ordem precisa efetivamente de melhorar o seu trajeto de comunicação”.
Este workshop decorreu no auditório da Ordem dos Médicos, em Lisboa, durante todo o dia, e abordou detalhadamente temas relacionados com a prática médica, como sejam os Princípios Éticos Fundamentais, a Responsabilidade Pública, os Desafios Éticos e as Boas Práticas, no período da manhã, com as apresentações dos juristas Paulo sancho e Paula Quintas, e incluiu, à tarde, uma sessão formativa sobre Liderança, Coesão e Princípios de Atuação Comuns, bem como de Ética e Responsabilidade Pública e, ainda, Comunicação e Coordenação, a cargo de Miguel Pina e Cunha.