OM Sul e Manicómio lançam Symposium da Loucura

OM Sul e Manicómio lançam Symposium da Loucura

Event date: 17/02/2022 - 10/03/2022 Export event

Ordem dos Médicos – Região do Sul e Manicómio lançam Symposium da Loucura 
 
- Ordem dos Médicos da Região Sul é invadida culturalmente pelos artistas Manicómio. 

- O Symposium conta com oito encontros artísticos, entre exposições individuais, mostra de videoarte, concerto e conferências

- O Symposium da Loucura inicia -se com inauguração da exposição do artista plástico Daniel Arthur a 17 Fevereiro e termina em Outubro de 2022, com conferência “Symposium da Cura” 

Symposium da Loucura é a primeira grande mostra artística de 2022 na galeria da Ordem dos Médicos em Lisboa, com seis artistas do Manicómio. 
Arte não é a primeira palavra que surge quando falamos da Ordem dos Médicos. Loucura muito menos. No entanto, é com esta associação que a Ordem dos Médicos resolveu entrar em 2022. 
A Ordem dos Médicos, caracterizada pela sua sobriedade e reconhecida pelo seu papel notório na sociedade portuguesa, convidou o Manicómio a desenvolver um projecto artístico e cultural arrojado e diferente para a sua galeria. 
“A saúde e a doença mental, apesar de serem realidades com centenas de anos, só recentemente entraram nas prioridades das sociedades modernas. Entendemos que devemos dar um contributo efetivo nesta discussão e na desmistificação do que significa a doença mental", afirma Jorge Penedo, Vice-Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos. 
Sandro Resende, um dos fundadores e curador do Symposium, agradece à Ordem dos Médicos a abertura e a vontade de arriscar em novos campos artísticos: 
“O Symposium da Loucura é uma performance cultural interventiva, uma afirmação da disrupção e um hino à liberdade criativa, ao diferente que, apesar de ainda não o sabermos, é o normal. O convite da Ordem dos Médicos surpreendeu-nos, mas já sabemos que de médicos e loucos, todos temos um pouco…”. 

O Symposium da Loucura é uma mostra artística e um encontro entre médicos e loucos em torno do tema da saúde de mental.

O Manicómio é o primeiro espaço de criação de Arte Bruta em Portugal, onde conjuga a criação e a aproximação dos artistas residentes que experienciam doença mental ao público. Este espaço abriu no início de 2019 e conta com mais de 15 exposições organizadas em apenas três anos em Portugal e no estrangeiro, e vários prémios como a distinção de mérito do Ministério da Saúde. Lançou em 2020, em parceria com a Direção Geral das Artes, o Programa de Apoio em Parceria - Arte e Saúde Mental, o primeiro do género em Portugal. 

A inauguração do Symposium da Loucura será feita pelo artista plástico Daniel Arthur. 

Daniel nasceu em 1995. É filho do Brasil, cresceu em Portugal e é um produto puro de uma terceira cultura globalizada, moderna e vibrante. Fascinado pela simplicidade numa era de excessos de informação, desde criança que desenha os seus amigos e família. O seu universo é a proximidade e o lápis a conexão. O imaginário web e a cultura de memes dominou o seu crescimento como artista, procurando a beleza no bizarro, peculiar e inquietante. É licenciado em desenho pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (2018). Artista Manicómio desde 2021.


Datas Symposium da Loucura:
Exposição artes plásticas / Daniel Arthur - 17 Fevereiro a 10 Março 2022
Mostra de Videoarte artistas Manicómio - 10 de Março 2022
Exposição artes plásticas / Carolina Carvalhal - 28 Abril a 19 Maio 2022
Concerto Inês Homem de Melo - 19 de Maio 2022
Exposição artes plásticas / Filipe Cerqueira - 2 Junho a 30 Junho 2022
Performance Gastronómica / JOS* - 30 Julho 2022
Exposição artes plásticas / Micaela Fikoff - 29 Setembro a 10 Outubro 2022
Conferência “Symposium da Cura” - 10 Outubro 2022 
 
Informações:

Ordem dos Médicos - Região do Sul 
Av. Almirante Gago Coutinho, 151
1749–084 Lisboa

Telefone:  +351 21 151 71 00
Email: omsul@omsul.pt  

Horário da galeria:
Segunda a sexta-feira - 10:00 - 19:00 
Entrada gratuita 


Contactos para entrevista ou outras informações: 

Inauguração da exposição - 17 de Fevereiro, 18:00 

Ordem dos Médicos:
Diamantino Cabanas
diamantino.cabanas@omsul.pt
comunicacao@omsul.pt
968688028  

Manicómio:
Sandro Resende
info@manicomio.pt
964601847

11 de fevereiro de 2022

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo