«Escapadela do Mês»

«Escapadela do Mês»

Sintra romântica no espaço de uma casa com jardim

 

O ambiente histórico da Sintra romântica vê-se desde o Palácio da Pena, à Quinta da Regaleira e espraia-se até ao mar, mas sente-se sobretudo a cada passo, no jardim, nos espaços de estar, na biblioteca e nos quartos, dentro ou fora da São Miguel Guest House.

A vista fantástica da varanda da casa abarca um imenso espaço, que se estende por “palácios, jardins e campos e coisas bonitas”, como diz a proprietária desta casa familiar de Sintra, que há quatro anos passou a ter oferta de alojamento e pequeno almoço aos que procuram uma escapadela para zonas de charme e de tranquilidade.

Mafalda Silva Pereira criou o projeto da São Miguel Guest House, que dirige com gosto, na casa da família, de onde partiram já três dos seus seis filhos para trabalhar no exterior. “Tinha sempre amigos e almoços e jantares e lanches e depois tudo mudou e o silêncio tornou-se muito duro”, explicou ao Medi.com a proprietária.

Foi a partir daí que decidiu abrir a sua casa da Rua Sotto Mayor a hóspedes. Tratou do licenciamento, que não foi difícil, e partiu para o projeto com o espírito de quem quer acolher as pessoas oferecendo-lhes a vivência de uma tradicional “casa de família que se abre ao público”.

E assim é a São Miguel Guest House, uma casa “sem televisão nos quartos, porque sempre assim foi, uma biblioteca com os mesmos livros de sempre, que puxam à leitura e tranquilidade e que atrai para a beleza dos objetos”, sublinha a proprietária, que deixou a sua atividade de antiquária e galerista para se dedicar de corpo e alma ao projeto.

Os cinco quartos que estão disponíveis na Casa de São Miguel são diferentes entre si, mas dispõem todos de casa de banho privativa. O quarto com perfil de topo é a suite, que inclui um terraço privado, mas os outros são igualmente elegantes e traduzem bem o espírito da vida quotidiana da família de Mafalda Silva Pereira, que sublinha o detalhe de haver livros em todos eles, tal como acontecia quando eram os quartos dos seus filhos.

O alojamento inclui o pequeno almoço – muito elogiado pelos hóspedes –, servido diariamente na sala de refeições, que exibe a beleza de uma decoração de frescos e de mobiliário em sóbria madeira escura, mas pode igualmente ser servido no exterior, no remanso do jardim.

E se o interior da casa revela paz e um ambiente de bom gosto e de charme, o exterior faz igualmente reviver a Sintra romântica, cuja fama se cria no século XIX e que salta fronteiras e atrai aristocracia nesse período. O jardim tem esse traço, é um espaço de lazer que a proprietária qualifica como “tipicamente romântico e sintrense”, com buxo, glicínias, jacarandás e rosas portuguesas, um tanque com azulejos e, aqui e ali, um recanto de estar.

Mafalda Silva Pereira é apaixonada por Sintra e tem a certeza de que essa “grande paixão” alimenta todo o espaço interior e exterior. “A casa tem esse espírito porque também eu o tenho”, observa, sublinhando que provavelmente é mesmo isso que faz voltar os que já se hospedaram ali.

A proprietária recebe os clientes que regressam com satisfação – “é uma grande alegria”, diz – porque revela o mesmo interesse que ela própria tem em todos os detalhes “que puxam para a leitura e para a beleza dos objetos e do mundo”.

Se for de carro para uma escapadela na São Miguel Guest House, dirija-se à Câmara Municipal de Sintra. Aí, desce a Rua da Ribeira, depois a Rua da Macieira, onde, no final, deve virar à esquerda para subir a Rua Soto Maior. Na curta deslocação facilitam as indicações existentes desde o início da Rua da Ribeira, logo ao pé da Câmara Municipal.

 

 

Contactos l São Miguel Guest House

 

Rua Soto Maior,15, 2710-628 Sintra

 

Reservas

Telefone: 21 924 4088

Mail: smguesthouse.bookings@gmail.com

Facebook: Casa de São Miguel - Guest House



27 de setembro de 2018

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo