Alzheimer. Vem aí a primeira droga que trava a doença?

Alzheimer. Vem aí a primeira droga que trava a doença?

Um novo composto que levou 30 anos a desenvolver foi anunciado como o mais eficaz de sempre. Mas há quem esteja cético.

 

A LMTX, uma nova droga contra o Alzheimer para a qual já estão a decorrer ensaios clínicos em fase final, foi apresentada esta quarta-feira como "promissora" na conferência Internacional da Alzheimer Association, em Toronto. "Os nossos resultados não têm precedentes, comparados com quaisquer outros", afirmou o investigador Claude Wishik da Universidade de Aberdeen, na Escócia, e cofundador da farmacêutica TauRx, que desenvolveu a LMTX.

Os dados são ainda preliminares, mas de acordo com Claude Wishik os doentes que foram tratados exclusivamente com aquela droga ao longo de 15 meses evidenciaram uma "redução significativa da progressão da doença", com "retardamento do declínio

cognitivo" e com resultados compatíveis nas imagens de ressonância magnética, que mostraram "uma redução entre 33% e 38% da progressão da atrofia cerebral nestes doentes". As boas notícias, porém, acabam aqui. Tomada em combinação com outras drogas, a LMTX não mostrou qualquer efeito, o que levou muitos a olhar com alguma reserva para os dados.

"Tenho de confessar que os resultados que nos foram apresentados são sobretudo um desapontamento", afirmou o neurologista David Knopman, da Mayo Clinic, citado no New York Times.

Os dados apresentados em Toronto por Claude Wishik foram tratados de forma oposta na imprensa britânica e americana. No Reino Unido, onde a droga foi desenvolvida nas últimas três décadas, a LM1X foi apresentada como a mais eficaz até hoje contra o Alzheimer. Nos Estados Unidos, a visão dominante foi a do desapontamento. No press realease divulgado pela própria farmacêutica está escrito que "o estudo falha uma das suas metas, uma vez que a LMIX enquanto coterapia, não mostra quaisquer benefícios".

 

Fonte: Diário de Notícias, 29 de Julho 2016

29 de julho de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo