Bastonário em reunião no Hospital de S. José

Bastonário em reunião no Hospital de S. José

Os médicos do serviço de Urologia e de Anestesiologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) reúnem-se com regularidade. Para a reunião de 31 de março, o diretor da Urologia, Luís Campos Pinheiro, convidou o novo Bastonário da Ordem dos Médicos, que pela primeira vez participou numa reunião com médicos numa unidade de saúde e que falou aos profissionais sobre os problemas que a Ordem vai enfrentar nos próximos anos.

A reunião, que teve também a participação do diretor da Anestesiologia do Hospital de S. José, Alexandre Carrilho, contou com a presença de Paulo Simões, presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, e a abertura coube a Pedro Soares Branco, diretor clínico do CHULC, que marca normalmente presença nestes encontros de médicos urologistas e anestesiologistas.

Carlos Cortes falou aos seus colegas sobre o estado do Serviço Nacional de Saúde, que considerou estar a viver um período de "urgencialização", como designou o foco nos problemas dos serviços de urgência, que têm impedido que os políticos, erradamente, olhem para o resto do sistema.

O Bastonário caricaturou o que se passa no SNS, alertando que "há certos hospitais e que a urgência quase é maior do que o resto do hospital" e apontou também para uma das causas que exige solução política : "a grande iliteracia em Saúde", que é preocupante e cujos estuds apontam para quase 50% a taxa de portugueses que manifesta desocnhecimento do funcionamento dos hospitais e dos centros de saúde.

A reunião com os médicos prosseguiu com intervenções dos colegas, muitas delas de acordo com a necessidade de tratar do problema das urgências no contexto de todo o Serviço Nacional de Saúde e das suas diferentes escalas, e terminou com Luís Campos Pinheiro, que agradeceu a presença do Bastonário e a considerou "um incentivo" aos médicos.

O Bastonário da Ordem dos Médicos, com o presidente do Conselho Regional do Sul, Paulo Simões, e Luís Campos Pinheiro, que é tesoureiro da Região do Sul da OM, tiveram depois uma curta reunião com Rosa Matos, presidente do Conselho de Administração do CHULC.

31 de março de 2023

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo