Biblioteca Histórica expõe o livro antigo

Biblioteca Histórica expõe o livro antigo

Os livros mais antigos de Medicina que pertencem ao acervo da Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos vão estar numa exposição que será inaugurada a 8 de outubro e se prolonga até ao último dia do mês. É uma rara oportunidade para ver obras de Amato Lusitano ou Pedro Hispano, por exemplo.

A mostra tem lugar na Galeria Mário Botas, da Região Sul da Ordem (Avenida Almirante Gago Coutinho, 151, Lisboa) e, nela, a Biblioteca Histórica Doutor Câmara Pestana exibe uma amostra representativa do seu núcleo de livro antigo impresso: títulos selecionados, datados entre 1554 e 1850, com o foco na medicina e áreas consideradas, à época, coadjuvantes (botânica, farmacologia, filosofia, entre outros).

Através destes exemplares pretende-se abordar a perspetiva do que foi o livro médico editado em Portugal e divulgar livros e autores portugueses, enquadrados no contexto da medicina no nosso país durante mais de quatro séculos. Alguns, como Amato Lusitano, Pedro Hispano, Ribeiro Sanches, Curvo Semedo e António de Almeida, são nomes incontornáveis neste percurso. Outros autores, com nomes e trabalhos mais modestos, têm também lugar nesta mostra, valorizando-se os mesmos como parte integrante da evolução da medicina ao longo dos últimos séculos.

Os livros expostos são um tesouro que revela bem o trabalho cuidadoso e de preservação que a Biblioteca Histórica da Ordem tem levado a cabo e que incluiu aquisições recentes de vulto.

Os interessados têm uma excelente oportunidade de olhar de perto para livros que são memórias vivas da história da medicina portuguesa, o que só é possível pelo trabalho comprometido de preservação e conservação que continuará a ser assegurado pela Biblioteca Histórica Câmara Pestana.

1 de outubro de 2025

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo