Centros de saúde vão fazer exames na área da cardiologia

Centros de saúde vão fazer exames na área da cardiologia

Hipertensão e atividade cardíaca avaliadas sem ser preciso ir ao hospital. Unidades de AVC, com quebra da procura, vão ter reforço.

 

Os centros de saúde vão começar a fazer exames na área da cardiologia, entre os quais eletrocardiogramas, que depois serão analisados pelos especialistas nos hospitais. Estes exames serão realizados para já num agrupamento de centros de saúde (ACES) em Lisboa, em articulação com o Hospital de Santa Marta. O secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, anunciou que o projeto-piloto vai arrancar no primeiro semestre. Na área do AVC, avançou um reforço das unidades, nomeadamente com mais camas, e uma reorganização do seu funcionamento.

Entre os exames previstos estão o eletrocardiograma, mas também o Holter (que no fundo é um eletrocardiograma feito num período de 24 a 48 horas) e o MAPA (que durante este mesmo período mede a pressão arterial em intervalos curtos), que, por exemplo, em dezembro tinham um tempo de espera de 103 e 253 dias, respetivamente, no Centro Hospitalar de Lisboa Central, que engloba os hospitais de São José e Santa Marta.

No futuro, as leituras dos exames serão feitas no hospital e um eventual problema será "identificado de forma mais célere", diz o secretário de Estado. Além do hospital, falta saber qual será o ACES abrangido nesta fase, mas será da área de Santa Marta. Durante a apresentação do relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) "Portugal-doenças cerebrocardiovasculares em números 2015", Fernando Araújo destacou a importância deste tipo de cuidados nos centros de saúde. "Tem de haver apoio especializado da cardiologia, que irá dar maior acesso e reduzir a despesa, a resposta é rápida e há menos idas ao hospital."

 

Fonte: Diário de Notícias, 26 Fevereiro 2016

26 de fevereiro de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo