Concelhos com maior desigualdade têm mais casos de covid-19. Pobres são os que perdem mais rendimento

Concelhos com maior desigualdade têm mais casos de covid-19. Pobres são os que perdem mais rendimento

Uma em cada quatro das pessoas que ganham menos de 650 euros mensais diz ter perdido totalmente o rendimento, enquanto no conjunto dos que ganham mais 2500 euros isso aconteceu apenas em 6% dos casos.

Os concelhos com maiores taxas de desemprego e maiores desigualdades de rendimento são aqueles que têm maior número acumulado de casos de covid-19. A doença “não se apresenta como uma ameaça igual para todos”, sublinham os autores do Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), que foram olhar para a distribuição de casos confirmados pelos 308 concelhos do país para concluírem que a infecção pelo novo coronavírus parece ser “marcadamente desigual”, afectando de forma mais acentuada os concelhos com “um perfil sócio-económico mais precário”.
São também os grupos mais vulneráveis da população os que estão já a ser mais afectados devido às consequências económicas do confinamento, como o desemprego ou a redução do rendimento, indicam por outro lado os resultados do questionário a quatro mil pessoas feito pela ENSP no âmbito deste barómetro e que em cada semana acompanha a percepção dos portugueses em tempos de pandemia.

Fonte: Público, 9 Maio 2020

9 de maio de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo