Concerto do Coro Aesculapides

Concerto do Coro Aesculapides

Concerto do 2º Aniversário do Coro Aesculapides

Igreja S. Tomás de Aquino

3 de julho 2017 - 19h30

 

 

Alinhamento do concerto

Alta Trinitá Beata - Anónimo séc. XV

Canto de Paz - F. L. Graça

Your shining eyes - Thomas Bateson

Steal away - Espiritual negro

Give me a clean heart - Espiritual negro

An Irish Blessing - Trad. Irlandesa, Harm. J. E. Moore

Blowing in the wind - Bob Dylan, Arr. Julio Apollo

Chanson por L'Auvergnat - George Brassens, Harm. Janusz Dabrowski

Good night - Beatles, Harm. José Blasco


O CORO AESCULAPIDES

O Coro Aesculapides nasceu em abril de 2015 por iniciativa do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos. É formado por médicos, familiares de médicos e funcionários da Ordem, com e sem experiência musical e coral. A heterogeneidade do coro obriga a um trabalho intenso de ensaio e a uma escolha criteriosa do reportório que se adequa às características e capacidades do grupo, procurando-se diversidade de estilos, géneros e épocas, proporcionando contraste de sonoridades.

O Coro Aesculapides realizou o primeiro concerto em dezembro de 2015, na Capela do Hospital de S. José. No concerto de Natal de 2016 apresentou-se um excerto da obra coral denominada Christmas Day de G. Holst, acompanhado ao órgão pela Dra. Maria de Lourdes Vieira.

Desde a sua constituição, o Coro Aesculapides realizou já diversas atuações e concertos, destacando-se: os Concertos de Natal na Capela do Hospital de S. José; a participação em várias atividades da Região Sul da Ordem dos Médicos, das quais se salientam a receção aos novos médicos da Sub-região do Ribatejo, em Santarém, participação nas 1ªs Jornadas do Internato Médico (ARSLVT), homenagem aos médicos com 50 anos de inscrição na Ordem e a participação no XXVIII Encontro de Coros de Beja, a convite do Coro de Câmara de Beja.

A voz do Coro Aesculapides é fruto de um trabalho de ensaio regular, de união, de relacionamento, de conhecimento e de entendimento entre todos.

O Coro, que ensaia regularmente todas as segunda-feiras nas instalações da Ordem dos Médicos, encontra-se neste momento numa fase de crescimento e de atração de novos membros, fruto de um desejo estratégico do Conselho Regional do Sul.

 

Ana Venade, a maestrina

Natural de Lisboa, é licenciada em Ciências Musicais pela FSCH da Universidade Nova de Lisboa e concluiu o ano curricular do mestrado de Musicoterapia, na Universidade Lusíada de Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília, concluiu o curso de Canto Gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa e o Curso de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional. Fez formação com os professores Max van Egmond, Marius van Altena, Jill Feldeman, Helmut Lips, Maria Dolores Soares e Ana Leonor Pereira e com os maestros José Robert, Alexandre Branco, Francisco D´Orey, Christopher Bochmann, Owen Rees, Peter Philipps, Paul van Nevel, Armando Possante, Henrique Piloto, Pedro Teixeira e Paulo Lourenço. Integrou diversos projetos de música vocal, destacando-se: o Coro da Universidade de Lisboa e o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa; o Coro de Câmara Syntagma Musicum; o Grupo Coral de Queluz, onde foi assistente de Direção; o Coro de Câmara do IGL e o Coro Feminino Cantata; o grupo de música antiga Il Dolcimelo, e o Coro Ars Nova. Integrou o 1º Atelier de Ópera da Escola de Música do Conservatório Nacional. Foi elemento convidado do Coro Gulbenkian. Fundou e dirigiu o Grupo Coral da Junta de Freguesia de Benfica e Coro da Junta de Freguesia de Benfica e foi maestrina do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro do Montijo. Fundou e dirigiu o Coro da APEM. É professora de Educação Musical e formadora qualificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Faz parte da Direção da Associação Portuguesa de Educação Musical. Fundou e dirigiu o Coro dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. Fundou e dirige o QuemCanta-Conjunto Coral. Fundou e dirige o Coral Aesculapides. 


29 de março de 2003

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo