CRS assinalou Dia da Mulher

CRS assinalou Dia da Mulher

O Conselho Regional do Sul assinalou o Dia da Mulher com a abertura, dia 8 de março, da exposição «Medicina é no Feminino – Retratos de mulheres médicas portuguesas nos séculos XIX e XX», na Galeria da Região Sul da Ordem dos Médicos, ao fim de tarde, levando os presentes no encontro a fazer uma viagem pelas figuras mais relevantes da Medicina. 

Começando no final do século XIX, quando as primeiras médicas portuguesas concluíram a sua formação, o percurso terminou com o destaque das mulheres que mais se notabilizaram na Medicina ao longo do século XX.

A abertura da exposição teve uma intervenção inicial do Presidente do CRS, Paulo Simões, que felicitou todas as mulheres presentes e reforçou o propósito do evento e o seu espírito.

Por sua vez, a Vice-presidente do CRS, Mónica Fonseca, em nome do Conselho Regional, agradeceu a presença das mulheres na exposição e lembrou os “golpes de coragem e o trabalho árduo” da mulher, "desde o século XIX", para “criar o seu espaço na medicina”, apontando o aumento, "desde aí", da presença das mulheres na profissão. 

Do programa comemorativo do Dia da Mulher fez também parte um breve momento musical, proporcionado pela pianista Ana Margarida Silva, que tocou obras clássicas dedicadas a mulheres, seguido de um cocktail e espaço para convívio. 

Assinalando também a Medicina no feminino da atualidade, a Ordem dos Médicos homenageou as médicas dirigentes da Região do Sul com um vídeo criado para a ocasião, acompanhado da música «Mulher» da autoria de Rita Redshoes.

A exposição pode ser visitada até dia 29 de março, na Galeria da Região Sul da Ordem dos Médicos, com entrada livre.

8 de março de 2024

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo