CRS entregou prémios do concurso de fotografia

CRS entregou prémios do concurso de fotografia

Numa cerimónia simples, na Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos, o vice-presidente do Conselho Regional do Sul, Jorge Penedo, entregou a José Carlos Carvalho o prémio para o vencedor do concurso de fotografia.
A foto, colhida em abril de 2020, na fase inicial da pandemia, retrata os funcionários de uma agência funerária, vestidos com fatos brancos de protecção, luvas e óculos, preparando um funeral, carregando apenas uma coroa de flores e movimentando-se em diferentes direcções.
O autor, que é repórter fotográfico da revista Visão, sublinhou na altura a marca que este trabalho lhe deixou. "A solidão da morte" agravou-se nos tempos de covid e não deixaria ninguém indiferente, como referiu José Carlos Carvalho que recorda o choque que foi ver funerais em que as pessoas estavam completamente sós.
O autor da foto que venceu a categoria O NOSSO OLHAR, Helena Homem de Melo, é uma médica do Porto, que não pôde estar presente. Caberia ao presidente do Conselho Regional do Sul, Alexandre Valentim Lourenço, a entrega do prémio, o que não foi possível pessoalmente.
A autora enviou uma gravação feita momentos antes, quando soube que a sua foto tinha vencido o concurso. Helena Homem de Melo referiu na mensagem: "Fiquei muito grata a todos por terem gostado do meu trabalho e sobretudo pelo facto de durante alguns dias me terem obrigado a pensar em como fotografar o tema e, no fundo, sair da rotina do dia-a-dia de médico que nestes últimos dois anos. O meu trabalho baseou-se no meu dia-a-dia, na tristeza daquela velhinha que veem na foto, que, já com 94 anos, ficava completamente hilariante quando nos via, através de uma varanda".
Na sessão estiveram representantes do Banco Santander, que apoiou finaceiramente o prémio e que receberam os agradecimentos de Jorge Penedo e de Alexandre Valentim Lourenço.
Na categoria OUTROS OLHARES, apresentaram-se a concurso concurso apresentaram-se 136 fotografias, de 36 autores diferentes, enquanto que, na categoria O NOSSO OLHAR, apresentaram-se 75 imagens diferentes, de 19 autores médicos.

O júri, a que presidiu Jorge Penedo, foi constituído pelo fotógrafo António Homem Cardoso, pelo médico e fotógrafo António Pedro Ferreira, pelo galerista Rui Brito e pelo sociólogo Luís Gomes.

A cada um dos dois primeiros prémios coube um montante de 2.500 euros. Cada um dos autores das seis menções honrosas (3 de cada categoria) recebeu um voucher para aquisição de material fotográfico no valor de 150 euros.

21 de outubro de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo