A Vice-presidente do Conselho Regional do Sul, Sandra Carmo Pereira, representou o Bastonário da Ordem dos Médicos na sessão de abertura do X Congresso Nacional de Autoimunidade, que decorreu na Sala Almada Negreiros do CCB no dia 27 de junho. A dirigente manifestou o apoio da Ordem dos Médicos aos colegas que trabalham nesta área.
A dirigente dirigiu-se aos médicos reunidos no X Congresso Nacional de Autoimunidade, que inclui em paralelo a XXIX Reunião Anual do NEDAI (Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna), garantindo que o Presidente e todo o Conselho Regional do Sul estão empenhados em apoiar o "vasto caminho a percorrer pela comunidade científica, no que toca à investigação, diagnóstico, terapêutica dos doentes, formação interpares e divulgação junto da comunidade em geral".
Sandra Carmo Pereira, que falou no final da sessão de abertura, recordou que "nos últimos vinte anos as doenças autoimunes têm visto reconhecida a sua importância quer pelas sociedades científicas, quer pelas organizações políticas e governamentais e pela população em geral". E que para essa realidade de hoje "têm contribuído o investimento científico consistente de internistas com diferenciação nesta área da Medicina Interna, o desenvolvimento de unidades multidisciplinares de diagnóstico e terapêutica das DAI e ainda o envolvimento e sensibilização das administrações hospitalares".
A primeira intervenção da sessão coube a José Delgado Alves, coordenador do NEDAI, que sublinhou "os tempos difíceis" que os médicos enfrentam em todas as áreas, mas particularmente nesta área das doenças autoimunes. O especialista referiu contudo que tem havido progressos, para os quais o Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes tem contribuído. De resto, recordou que "o NEDAI é o núcleo mais antigo da SPMI e abriu caminho à criação de outros núcleos no seio da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna".
Carlos Carneiro, coordenador eleito do NEDAI, interveio na sessão de abertura e sublinhou que a "autoimunidade é transversal a várias especialidades" e defendeu a aposta de "juntar a investigação básica à investigação clínica e garantir o mais importante, trabalhar em prol dos doentes".
Antes da intervenção de Sandra Carmo Pereira, falou o secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Bruno Grima, que recordou também o NEDAI como o primeiro núcleo criado no âmbito da SPMI, sublinhou o "o esforço" que tem feito na "qualidade dos cuidados prestados aos doentes com doenças autoimunes".
O X Congresso Nacional de Autoimunidade, que incluiu a XXLX Reunião Anual do NEDAI, decorreu entre 27 e 29 de junho, em Lisboa, tendo como tema central "From bedside to bench, one size does not fit all!".