Tomaram posse os novos dirigentes da Sub-região do Oeste da Ordem dos Médicos, numa cerimónia com a presença de Sandra Carmo Pereira, secretária do Conselho Regional do Sul. António Curado, que já presidia ao Conselho Sub-regional anterior, tem agora pela frente um mandato de quatro anos e meio, que terminará com as eleições de janeiro de 2030.
A cerimónia decorreu no dia 27 de junho, na sede da OM de Caldas da Rainha e as mudanças foram no elenco restringiram-se à troca de vice-presidente da Mesa, que passou agora a ser Ivo Duarte, que substituiu nessas funções a anterior vice-presidente, Madalena Archer de Carvalho. António Curado, na sua intervenção, sublinhou mesmo a circunstância de os dirigentes que tomaram posse serem pessoas que conhece bem, tratando-se de uma “lista de completa continuidade”.
Neste contexto, o presidente do Conselho Sub-regional do Oeste comprometeu-se em nome de todos os seus colegas “a empenharem-se na dignificação da profissão médica e na valorização das instituições” e, particularmente, da Ordem dos Médicos.
António Curado traçou um panorama pouco animador do estado da Saúde na região. “De modo generalizado, e com raras exceções, vimos assistindo a uma progressiva degradação da capacidade de oferta dos serviços hospitalares, com crescente exaustão e desmotivação dos profissionais, traduzida frequentemente na sua saída por exoneração ou reforma antecipada, sem que essas perdas sejam compensadas pela entrada de novos especialistas ou pela vinda de novos internos”, considerou.
Para o dirigente, por outro lado, “a abertura e consolidação de unidades hospitalares privadas na região” vieram “alterar as condições e o contexto do exercício profissional em regime liberal”.
Sensibilizar os colegas para a atualização do seu registo na Sub-região é um dos compromissos que apontou para o mandato, mas prometeu também “dar continuidade à promoção regular de debates” na sede, e “desenvolver iniciativas em colaboração com outras instituições”, em domínios em que a OM possa “ter uma ação relevante na defesa dos interesses dos doentes e dos médicos”.
O encerramento da sessão de tomada de posse coube a Sandra Carmo Pereira, secretário do Conselho Regional da Ordem dos Médicos, que manifestou o desejo de todo o CRS dar apoio às iniciativas da Ordem na Sub-região.
Os novos dirigentes da Sub-região do Oeste são os seguintes:
Mesa da Assembleia Sub-regional
Presidente: Ana Cristina Martins Teotónio
Vice-presidente: Ivo Miguel Santos Duarte
Secretária: Sandra Pestana e Osório de Valdoleiros
Conselho Sub-regional
Presidente: António Marques Gonçalves Curado
Vice-presidente: Joana Martins Louro
Secretário: Rui Miguel Alves Garcia
Vogais: Ana Nicolau Gomes e João Miguel Carvalho Diogo Carreiro Martins