Dirigentes da OM Sul moderaram mesas do congresso

Dirigentes da OM Sul moderaram mesas do congresso

Os dirigentes do Conselho Regional do Sul Alexandre Valentim Lourenço (presidente), Jorge Penedo (vice-presidente), Filipa Lança (secretária) e Nuno Gaibino (vogal) moderaram mesas no 23.º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, que decorreu entre 31 de maio e 3 de junho, em Coimbra.

O presidente do Conselho Regional do Sul moderou a mesa com o tema «O Papel dos Médicos na Pandemia», que teve lugar na primeira manhã dos trabalhos, a 31 de maio, e fê-lo em parceria com Joaquim Viana, dirigentes do Conselho Regional do Centro.
Na mesa participaram Jorge Paulo Roque da Cunha, Luís Cadinha, Margarida Morgado, Noel Carrilho, Nuno Jacinto, Pedro Norton e Roberto Roncon, que interveio em por ligação digital.
Alxandre Valentim Lourenço assinalou na ocasião a importância de o combate à pandemia ter contado com os diferentes níveis de cuidados e as várias especialidades, quer as hospitalares, quer a Saúde Pública e a Medicina Geral e Familiar.
Nesse mesmo dia, ao início da tarde, o presidente do CRS esteve na mesa da sessão de abertura em que marcou presença a ministra da Saúde.

No segundo dia de trabalhos (1 de junho) Filipa Lança moderou, em conjunto com António Araújo (presidente do Conselho Regional do Norte), a mesa «Abordagem Multidisciplinar das Sequelas Pós-Covid», em que intervieram Carla Araújo, Carlos Robalo Cordeiro, José Luís Biscaia e Ricardo Fontes Carvalho.

Ainda a 1 de junho, no final da agenda do dia, o vice-presidente do Conselho Regional do Sul, na companhia de Daniela Seixas, foi moderador da mesa «A Bata e o Byte: Perspetivas em Telessaúde». Os oradores foram Rafael Franco, Frederico Carmo Reis e Luís Goes Pinheiro.
Jorge Penedo no final do debate sublinhou que "a tentativa de substituir o homem pela máquina" deve ser sempre bem preparada e acautelada, com qualidade de dados e informações, uma vez que "mesmo o melhor projeto do mundo pode ficar-se por uma total incapacidade de ser levado à prática", se "o sistema não estiver monstado do princípio ao fim", situação que acontece muito no nosso paíse quando se trata de usar novas tecnologias.

Nuno Gaibino foi o último dos dirigentes do Conselho Regional do Sul a moderar um debate. Foi na mesa com o tema «Gestão dos Cuidados não Covid», em que teve como parceira Susana Vargas. Os palestrantes foram Isabel Saraiva, Luís Pisco, Óscar Gaspar e Vítor Rodrigues.

6 de junho de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo