Estagiários na Urgência

Estagiários na Urgência

No Centro Hospitalar do Algarve há médicos sem especialidade na escala da Psiquiatria.

 

Três médicos internos, ainda em formação, estão a ser escalados para o serviço de Urgência Psiquiátrica do Centro Hospitalar do Algarve (CHA), alegadamente sem acompanhamento direto de um especialista. As denúncias, sabe o CM, já chegaram à Entidade Reguladora de Saúde, Administração Regional de Saúde do Algarve e Ordem dos Médicos.

As queixas, a que o CM teve acesso, relatam que "estão a ser escalados médicos internos em vez de especialistas, sem qualquer supervisão de médicos com especialidade". As denúncias já estão a ser averiguadas pelo Conselho Nacional do Médico Interno. "É um facto que temos recebido queixas mas não é só em Faro. Estamos a averiguar e a tentar perceber há quanto tempo é que estas situações estão a acontecer", confirmou ao CM Edson Oliveira, coordenador deste órgão consultivo da Ordem dos Médicos.

O presidente do Conselho Distrital da Ordem dos Médicos, Ulisses Brito, esclarece que os médicos em causa "podem fazer urgência mas sempre com um especialista de prevenção".

Questionada pelo CM, a administração do CHA assegurou que as escalas da Psiquiatria são "asseguradas por médicos especialistas de Psiquiatria e por médicos internos do último ano da especialidade, com a devida supervisão e de acordo com a legislação em vigor".

 

Fonte: Correio da Manhã, 3 de Agosto 2016

3 de agosto de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo