Exposição de Roland Fischer até 23 de fevereiro

Exposição de Roland Fischer até 23 de fevereiro

Roland Fischer mostra o trabalho mais recente da série Façades e New Architectures, na Galeria da Região Sul da Ordem dos Médicos, na Avenida Almirante Gago Coutinho, 151, em Lisboa.
A série Façades estabelece uma unidade mínima da forma visual como se fosse um código usado pela arquitectura contemporânea global. Pode ser uma fachada de um banco na China, uma escola na Holanda ou um banco em Dallas, em todos estes edifícios a realidade é subtraída obrigando a uma bidimensionalidade forçada de modo a que o resultado seja uma composição visual à semelhança de uma pintura modernista. Fischer corta as superfícies externas dos edifícios de arquitectura contemporâneas, rejeitando a realidade circundante, colocando ao mesmo tempo elementos construtivos e ornamentais para criar um fragmento de plástico e abstrato puro. Em suma, o artista tenta entender a arquitetura como pintura recorrendo aos seus princípios formais: cor, ritmo, forma, sombra, composição, padrões, para mostrar como a cultura globalizada tem um vocabulário comum e universal. A obra da série New Architec-tures mostrada, The Museum, é uma composição produzida a partir de imagens da ga-leria dos Horyuji Treasures, Tokyo (1999) desenhada pelo Yoshio Taniguchi. O artista quis representar a mesma sensação de leveza, tranquilidade e ordem produzida pe-lo espaço criado pelo arquitecto. Para isso recorre às linhas mais características do edifício compondo imagens desenhando e contando a sua própria experiência.
Roland Fischer vive e trabalha em Munique. Realizou cerca de 40 exposições individuais em Museus e outros espaços institucionais em todo o mundo como o Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, a Pinakothek der Moderne em Munique, Centro Galego de Arte Contemporáneo (CGAC) em Santiago de Compostela ou o The Photographers’ Gallery em Londres. O seu trabalho está representado em grandes colecções públicas e privadas.

OPEN SESSIONS / FORA DE PORTAS é uma parceria entre a galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea e a Ordem do Médicos - Conselho Regional do Sul para divulgação do trabalho de artistas emergentes e consagrados. A exposição de Roland Fischer é uma das quatro exposições anuais em que se propõe aferir das proximidades e a confluência entre as várias áreas do conhecimento, que neste primeiro ciclo incidirá fundamentalmente sobre a arquitectura, enfatizando o caráter transversal da arte.


ROLAND FISCHER
Façades

De 10 de Janeiro até 23 de Fevereiro 2018
INAUGURAÇÃO 10 de Janeiro 17h - 20h
Av. Alm. Gago Coutinho 151, 1700-033 Lisboa

Exposição individual
Fotografia


Próximas exposições
07/03 - 20/04 2019
TIAGO CASANOVA
02/05 - 15/06 2019
MÓNICA CAPUCHO

 

9 de janeiro de 2019

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo