Francisco George proposto para a Organização Mundial da Saúde

Francisco George proposto para a Organização Mundial da Saúde

Ministérios da Saúde e dos Negócios Estrangeiros propõem diretor-geral da Saúde para representar o país na OMS. Será o primeiro português em nove anos.

 

Entrou na casa dos portugueses quando se temeu a gripe A e durante a crise de legionela em Vila Franca de Xira. Francisco George, que deu a conhecer a saúde pública, poderá a partir de setembro – altura da eleição – ser o representante de Portugal no conselho executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das mais importantes a nível internacional.

A carta a propor o nome do diretor-geral da Saúde, assinada pelos ministros da Saúde e dos Negócios Estrangeiros, já foi enviada à diretora da região Europa da OMS. Se Portugal for eleito, Francisco George será o primeiro representante português em nove anos no conselho executivo em Genebra.

O conselho executivo é uma das estruturas mais importantes da OMS. É semelhante ao Conselho de Segurança da ONU. Integra 34 países e tem a cargo a gestão e a orientação da OMS na sua política para todo o mundo.

Todos os anos um terço das vagas vão a votação e neste ano há uma que tem de ser ocupada por um país da região Europa à qual Portugal, tal como outros países, está a candidatar-se. O mandato é de três anos: 2017/2020. A eleição está marcada para setembro, mas internamente a escolha do representante de Portugal começou no mês passado.

 

Fonte: Diário de Notícias, 17 de Março 2016

17 de março de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo