Guerra de pagamentos deixa em risco tratamentos de esclerose e VIH

Guerra de pagamentos deixa em risco tratamentos de esclerose e VIH

Associação avisa que doentes de Braga podem deixar de ter acesso a tratamentos inovadores. Ministério diz que não haverá discriminação.

 

Os doentes com esclerose múltipla seguidos pelo hospital de Braga estão em risco de ficar sem acesso a tratamentos e entre 35 a 40 podem vir a ser reencaminhados para outros hospitais. A denúncia foi feita pela Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM), que refere que em risco estão também os tratamentos aos doentes infetados comVIH. São seguidos pelo hospital cerca de 300 doentes com esclerose múltipla e perto de 700 doentes com VIH. O motivo é o mesmo: a suspensão do acesso ao programa de financiamento para as duas doenças, que garante aos hospitais um pagamento fixo por doente e que engloba consultas e medicação.

Programa a que os hospitais do SNS acedem, desde que cumpram um mínimo de 150 doentes seguidos. Por mês, por doente com VIH, recebem 764 euros e 1031 euros mensais por doente com esclerose múltipla. O Ministério da Saúde afirma que os contratos de gestão das parcerias público-privadas (PPP), como é o caso do hospital de Braga, traçam o perfil de doentes a que têm de dar resposta. No caso de Braga, engloba as duas doenças, pelo que os doentes vão continuar a ter acesso aos cuidados sem qualquer discriminação.

O mesmo não entende a TEM, que afirma que o acesso a medicamentos inovadores está em causa e que a decisão vai contra a liberdade de escolha que o ministério tem defendido. "Os doentes estão no meio de uma guerra de números e lucro. Não me interessa o que está contratualizado, o que interessa é que os doentes estão no meio e têm de ter acesso aos tratamentos", disse ao DN Paulo Alexandre Pereira, presidente da TEM. A suspensão do programa de financiamento, a que Braga tem acesso desde 2009, resulta, afirmou o responsável, do diferendo que existe entre o Ministério da Saúde e o hospital de Loures, também PPP.

 

Fonte: Diário de Notícias, 28 de Abril 2016

28 de abril de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo