Hospitais com falta generalizada de médicos

Hospitais com falta generalizada de médicos

No final da reunião, Alexandre Valentim Lourenço disse aos jornalistas que a falta de recursos humanos é "generalizada a todos os hospitais" do Sul e, em específico, da Área Metropolitana de Lisboa, onde as idas às urgências estão em níveis anteriores à pandemia.
"Grande parte dos problemas da urgência e da falta de recursos humanos tem sido mais aguda na região Sul e é generalizada a todos os hospitais", disse o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, em declarações à Agência Lusa.
Este é o hospital com "maior afluxo de doentes à urgência" na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e, "como em muitos outros sítios", os "médicos estão a trabalhar e dando o seu melhor", numa altura de inverno, em que, por norma, aumenta a pressão sobre estes serviços, a que se junta a pandemia de covid-19, que criou "duplos circuitos de urgência no hospital".
Os médicos "têm resolvido até agora os problemas da urgência, no entanto, isto tem sido feito à custa da produção normal dos serviços", porque "quanto mais tempo estão na urgência menos resposta dão dentro dos serviços de internamento", afirmou Alexandre Valentim Lourenço.
"Estamos a ver esses médicos muito preocupados porque o inverno vai começar agora e este hospital na altura do inverno está sempre muito mais prejudicado, muito mais assoberbado de trabalho do que os restantes", acrescentou.
"Estamos neste momento com um número de acessos à urgência superior ao de 2019, antes de haver pandemia", disse Alexandre Valentim Lourenço, que considerou esta situação "muito preocupante" porque, "pelos vistos, não houve capacidade de aprender algo com a pandemia, nomeadamente recorrendo aos serviços mais adequados" à resposta necessária a estas populações no inverno.
Para o dirigente da Ordem dos Médicos, a situação é ainda preocupante por haver agora menos médicos do que em 2019 e por estarem “mais cansados”, após quase dois anos de pandemia.
"Este hospital serve concelhos que têm muitos utentes sem médico de família” que, “sem alternativa”, recorrem à urgência hospitalar, sendo “necessário reforçar os cuidados primários desta área", afirmou, defendendo a criação de "melhores condições de atratividade" para os médicos se fixarem nesta região.
O presidente do Conselho Regional do Sul afirmou que, neste momento, "a pressão covid" nos hospitais é menor do que há um ano, dado o efeito da vacinação da população, que diminui a necessidade de internamento e tratamento hospitalar, mas realçou que continuam a existir dois circuitos separados, que mobilizam recursos humanos.
"Os doentes de cuidados intensivos neste hospital são poucos, são todos não vacinados, e continuamos a ter a unidade dedicada ao não covid perfeitamente cheia e por isso estes hospitais estão preocupados porque se tiverem um acréscimo ligeiro dos doentes covid tem uma dupla unidade e um duplo circuito que consome recursos humanos e essa é que é a nossa preocupação", explicou.
Alexandre Valentim Lourenço disse que durante a reunião com os médicos "foi focado a necessidade de haver, em cada região metropolitana, se calhar, hospitais dedicados apenas à doença covid, como acontece nos outros países, fazendo com que estes hospitais mantenham os seus fluxos normais" para outras doenças.

18 de dezembro de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo