Hospital de Gaia é líder na excelência clínica

Hospital de Gaia é líder na excelência clínica

Mais de metade das 160 unidades de saúde avaliadas pela Entidade Reguladora da Saúde tiveram classificação de excelência clínica. Quinze hospitais não aceitaram ser analisados pelo Sistema Nacional de Avaliação em Saúde.

 

O Hospital Eduardo Santos Silva, que faz parte do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, volta a liderar na área da excelência clínica. De acordo coma avaliação semestral do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), é a única unidade que obteve distinção em 16 especialidades estudadas.

Entre os 20 melhores, também com excelência clínica, mas a cumprir os critérios em 14 especialidades das 16 avaliadas, seguem-se os hospitais de Viseu e de Braga. Com excelência clínica a 13 especialidades surgem os hospitais Pêro da Covilhã e de S. Pedro (Vila Real) e Pedro Hispano (Matosinhos).

Além destas unidades, e com boas notas em 12 áreas, estão as unidades Senhora da Oliveira (Guimarães), Garcia de Orta (Almada), Amato Lusitano (Castelo Branco) e a Clínica ldealmed, de Coimbra. Já os hospitais de Faro, de Leiria, de Cascais, de Vila Franca de Xira e de Santa Luzia (Viana do Castelo) apresentam excelência em 11 especialidades. Com nota máxima em 10 áreas estão várias unidades públicas e duas privadas: CUF Infante Santo, em Lisboa, e CUF do Porto.

Foram abrangidos pela avaliação do SINAS 160 prestadores de cuidados de saúde (hospitais e clínicas, públicos e privados): 106 conseguiram a estrela da excelência clínica. No entanto, 15 unidades recusaram a avaliação, entre as quais os hospitais de Torres Vedras, Caldas da Rainha, São João (Porto) e São Bernardo (Setúbal).

 

Fonte: Correio da Manhã, 2 de Agosto 2016

2 de agosto de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo