Hospital privado no Norte já tem dez doentes com covid-19 enviados pelo SNS e preço não foi discutido

Hospital privado no Norte já tem dez doentes com covid-19 enviados pelo SNS e preço não foi discutido

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) já começou a enviar doentes com covid19 para o sector privado. Há pelo menos uma unidade privada que já está a receber pacientes infectados com o novo coronavírus: o HospitalEscola Fernando Pessoa, em Gondomar, que ontem tinha dez doentes internados e garante ter condições para receber mais duas dezenas.
Esta colaboração com o SNS resultou inicialmente de um contacto do hospital de Penafiel (Centro Hospitalar Tâmega e Sousa), que tem estado a transferir doentes para outras unidades públicas por não estar a conseguir dar resposta à elevada afluência registada nos últimos dias, adiantou ao PÚBLICO Salvato Trigo, o presidente da fundação a que pertence esta unidade.
O Hospital-Escola Fernando Pessoa já tinha um acordo com este centro hospitalar e, entretanto, na semana passada, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte accionou também a convenção que existe desde Abril para o encaminhamento de pacientes com covid-19, acrescentou Salvato Trigo, que frisa que a unidade tem “entre 25 e 30 camas disponíveis” para este efeito. “A colaboração com o SNS não é nova. Em picos de gripe, já disponibilizámos camas a vários hospitais públicos”, recorda.
“Celebrámos uma convenção com o Hospital-Escola Fernando Pessoa para que recebam doentes com covid enviados por hospitais do distrito do Porto. O hospital tem agora dez doentes e deverá receber mais alguns ainda esta semana, de acordo com as necessidades”, adiantou a assessoria da ARS do Norte.

Público, 28 outubro 2020

28 de outubro de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo